A Importância do Marketing no setor agropecuário

O marketing (parte da administração de empresas voltada para as estratégias de mercado) é uma das mais poderosas armas para se aumentar vendas, negócios e os lucros de qualquer empresa. Por que isso deveria ser diferente no setor agropecuário? É claro que não deve ser, mas o marketing ainda não é uma estratégia tão difundida e utilizada na agropecuária quanto nos demais setores da economia.

Grandes empresas nacionais e estrangeiras, nos mais diversos segmentos como veterinária, maquinário agrícola, insumos, etc. já utilizam avançadas estratégias de mercado para aumentar e manter suas posições de liderança. O que chama a atenção no setor rural é que pequenas e médias empresas (incluindo os agricultores e pecuaristas), ainda não perceberam a importância de investir em marketing e divulgar seus produtos o que, certamente, aumentaria sua penetração no mercado e seria um diferencial sobre a concorrência.

Já existem casos muito bem sucedidos de fazendas de gado leiteiro ou de gado de corte que criaram marcas que, atualmente, são amplamente conhecidas em âmbito regional ou mesmo nacional. Difundindo-se o produto ao para o consumidor final, isso faz com que os pontos de venda procurem atender à demanda consumidora, facilitando a venda do produtor para atacadistas, distribuidores, entrepostos comercias e mesmo para os pontos de venda, como grandes redes de supermercados.

Esta estratégia de fazer com que o produto agropecuário obtenha um reconhecimento por parte do público final é a melhor arma para se utilizar nas negociações com os intermediários, que vislumbram maiores lucros e compram mais.

Todo produtor deve ter em mente que a receita para o sucesso, como em toda a empresa de qualquer setor é:

– Ter bons produtos, com boa qualidade;
– Preços competitivos, mesmo que pouco superiores ao da concorrência mais próxima;
– Adotar estratégias mercadológicas eficientes, entre elas, a publicidade dirigida;
– Dispor de uma boa rede de distribuição, que pode ser ampliada graças à utilização de boas estratégias de marketing.

site do café

O post A Importância do Marketing no setor agropecuário apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

24 de janeiro de 2020 09:11

365 visualizações, 0 hoje