A Pelagem dos cavalos

A Pelagem dos cavalos

Os cavalos, como os seres humanos, são classificados de diversas maneiras. Em primeiro lugar, o que deve ser definido é a raça do animal. Existe um grande número de raças espalhada por todas as regiões do planeta, muitas catalogadas oficialmente e outras não. Além disso, existe uma grande parcela da população eqüina que simplesmente não faz parte de uma raça definida.

Todos os cavalos, independentemente de sua raça, possuem uma característica única, que não será encontrada em nenhum outro animal do mundo: a característica individual de sua pelagem. Podemos comparar as características da pelagem do cavalo como se fosse uma “impressão digital” do animal.

As características da pelagem chegam a ser um fator característico quase tão importante quanto a própria raça do animal, em alguns casos, até mais. Isso ocorre quando é necessário se identificar ou diferenciar um animal do outro, da mesma raça.

Para os donos dos animais ou para os que lidam com eles diariamente, a diferenciação é algo simples. Com apenas um “bater de olhos”, um tratador pode reconhecer um animal específico, mesmo que entre algumas dezenas de outros. Mesmo assim, em alguns casos, até mesmo estas pessoas encontram problemas na identificação de alguns cavalos. É claro que isso se torna uma tarefa bem difícil, se o contato direto com os animais não for regular.

Em algumas situações, como em leilões de cavalos, por exemplo, a pelagem do animal deve ser detalhadamente descrita, para que não haja dúvidas sobre a identidade do animal, sua procedência e seu valor.

A pelagem deve ser analisada com cuidado e ser descrita com detalhes. Cada mancha, redemoinho ou marca pode ser a única maneira de se evitar fraudes que envolvam os animais. Todas as características do animal, entre elas as características da sua pelagem, são colocadas, logo após o nascimento, numa “carteira da identidade”, que acompanhará o cavalo por toda a sua vida.

O post A Pelagem dos cavalos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

26 de outubro de 2018 16:40

598 visualizações, 0 hoje