Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Adestramento de cavalos

Adestramento de cavalos, DESTAQUES 23 de outubro de 2018

Adestramento de cavalos

O adestramento é adotado para que possamos obter cavalos mansos, calmos e que se submetam às ordens do seu treinador ou cavaleiro. A equitação é uma verdadeira arte, dependendo do que é exigido do cavalo, quando este estiver a passo, trote ou galope, que são os seus andares naturais, ou maiores esforços quando são adestrados, saltam obstáculos, etc.


Os primeiros exercícios são feitos com o animal em liberdade, em picadeiros, por exemplo. Importante é que ele se acostume com uma guia e passe a trabalhar com ela.

Para que haja maior entrosamento entre o cavalo e o seu treinador, este deve, sempre que possível, agradar o animal, inclusive “falando” com ele. Além disso, deve fazer o cavalo se acostumar, primeiro, com o cabresto, o que é feito quando ele ainda está com poucos dias de vida e ainda mamando. Depois, quando maior, ele deve ser acostumado com o bridão e, mais tarde, quando necessário, com o freio. Para isso, ele deve fazer exercícios todos os dias.

Depois, devemos fazer o animal se acostumar com a sela, para o que colocamos uma manta sobre o seu lombo, com cuidado e bem devagar. Depois disso, calmamente, colocamos a sela. Se o animal ficar quieto, agradando-o e bem devagar, encostamos a barrigueira e a vamos apertando-a com cuidado, para que ele não proteste empinando ou dando coices. Se ele ficar quieto, com todo o cuidado, o cavaleiro coloca o pé no estribo, segura na sela e vai montando. Quando já se deixa montar, o cavalo deve ser treinado a andar, trotar e depois, a galopar.

Terminada essa primeira fase do treinamento, o animal pode começar os treinamentos com cavaletes, aprendendo e treinando, assim, a andar com um certo ritmo, regularidade e a flexionar a sua coluna vertebral e as suas articulações.

Os exercícios com os cavalos devem ser feitos com muito cuidado e progressivamente e, com mais cuidado ainda, com os animais novos ou jovens, inclusive quando são utilizados os cavaletes. Quando os cavalos são forçados a exercícios mais fortes ou violentos, principalmente os mais novos, se cansam muito, ficam bastante fatigados e podem, inclusive, sofrer luxações e outros problemas, em suas articulações.

Quando empregamos cavaletes para exercícios, eles devem ter 2 a 3m de comprimento, de 15 a 20cm de altura e ficar a uma distância de 80cm uns dos outros, quando o exercício for com o animal andando. Quando o animal for trotar, a distância deve ser de 1,30 a 1,50m. O número de cavaletes deve ser de 4, no máximo. Os cavaletes não devem ser utilizados quando o exercício é feito com os cavalos a galope.

Para saltar o cavalete, o cavaleiro deve:

– estar a trote elevado;

– o trote não deve ser muito rápido;

– as rédeas devem ser seguras com bastante cuidado e leveza;

– não devemos abaixar as rédeas;

– o cavalete deve ser saltado em linha reta e pelo centro;

– a distância entre os cavaletes deve variar de acordo com o tamanho do cavalo;

– os cavaletes podem ficar em linha reta ou em curva;

– esse tipo de treinamento deve durar, no máximo, de 5 a 10 minutos;

– colocar um obstáculo de 70 a 80cm de altura, para o cavalo saltar;

– o cavaleiro deve manter uma postura adequada sobre o cavalo.

O post Adestramento de cavalos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

119 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café