Algumas características dos canteiros para a criação de minhocas
Nas criações ao ar livre, os canteiros devem ter as suas paredes laterais e as cabeceiras com 0,30m de altura e construídas com tijolos ou com blocos de cimento. Nos climas quentes e nos temperados, eles devem ser construídos acima do nível do solo.
Nas regiões de climas frios, os canteiros devem ser cavados no solo e ter as suas paredes laterais e as suas cabeceiras feitas com 2 blocos superpostos, acima do nível do terreno e de 3 blocos de cimento, um sobre o outro, enterrados, abaixo do nível do solo, para dar maior proteção às minhocas contra o frio, principalmente no inverno.
Muitos criadores fazem os canteiros cavados no solo, tendo as paredes com 2 blocos enterrados e 1 bloco acima do solo, para evitar a entrada de água, principalmente a das chuvas fortes.
Naturalmente, todos os tijolos ou blocos devem ser rejuntados com massa de pedreiro (terra, areia, cimento), para dar maior solidez às construções.
Quanto ao seu comprimento, pode variar muito, mas o melhor é que seja de 2 a 40m, no máximo, embora não haja inconveniente de que eles sejam ainda mais compridos, exceto que isso prejudica a circulação e os trabalhos dos empregados, que precisam andar mais para contorná-los e fazer os serviços em outros corredores: 20m é o mais indicado.
Os canteiros muito compridos devem ser divididos em compartimentos ou divisões com 2 a 3m de comprimento, para facilitar o manejo, exceto quando os serviços forem mecanizados.
A largura dos canteiros deve ser de 1m, principalmente para que o criador, ficando de um dos seus lados, possa alcançar o outro lado com a mão, o que facilita muito os serviços.
Nas regiões mais quentes, os canteiros devem ser protegidos do sol direto, do calor e das chuvas, ficando em locais sombreados como, por exemplo, embaixo de árvores. Isso, é claro, quando o minhocário não for construído debaixo de coberturas especialmente projetadas.
Os canteiros devem ser, de preferência, geminados e com fundo de cimento, para facilitar o manejo e evitar a entrada de predadores.
O post Algumas características dos canteiros para a criação de minhocas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.