Armazenagem e distribuição da ração aos caprinos

Armazenagem e distribuição da ração aos caprinos

Quando chega ao imóvel, a ração fica em geral depositada, durante alguns dias, antes de ser dada aos animais. É aconselhável que ela seja consumida o mais rápido possível, dentro de poucos dias, no máximo dez, para que não se altere.

Durante esse período é preciso que o criador tome cuidados para que ela não perca as suas qualidades nutritivas ou se estrague. Para isso, deve depositá-la em armazéns, depósitos, ou silos rigorosamente limpos, secos, bem ventilados e à prova de animais, principalmente ratos que, não só comem a ração mas também estragam a sacaria, inutilizam e contaminam os alimentos com suas fezes, urinas, etc. e ainda transmitem doenças como a leptospirose.

Distribuição de rações

Deve ser feita em horas certas, pois isso facilita as funções digestivas e evita indigestões e outras perturbações intestinais nos caprinos. Evita, também, que fiquem sobras nos comedouros e que os alimentos se estraguem. Além disso, facilita os trabalhos.

Em uma exploração ou criação racional de caprinos, devemos fornecer-lhes a ração de acordo com a sua produção, seja ela de carne, leite, pele, crias ou reprodutores, bem como de acordo com a idade e peso dos animais. Devem ser bem equilibradas, isto é, possuir determinada quantidade de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, sais minerais e vitaminas, dentro de determinadas proporções, que permitam sustentar o peso vivo do animal e manter sua produção.

No arraçoamento dos caprinos, a principal preocupação dos criadores são as proteínas, pois de um modo geral, os outros elementos são encontrados em quantidades satisfatórias, devido à variedade de alimentos por eles ingeridos. As exigências de proteínas variam de acordo com o animal, seu estado de saúde, idade e o objetivo da sua criação.

As proteínas devem ser encontradas, não só em relação à sua quantidade na ração mas também deve ser levado em consideração, por ser de grande importância, sua origem e qualidade.

Para que possa ser estabelecida corretamente a proporção entre os componentes da ração, é necessário que seja conhecida a composição química dos principais alimentos. Os caprinos em descanso, não submetidos a uma produção intensiva, necessitam apenas da ração de conservação. Já os de engorda, fêmeas em gestação, lactação, os reprodutores e os produtores de leite, necessitam de uma ração de produção.

O post Armazenagem e distribuição da ração aos caprinos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

8 de outubro de 2018 13:25

583 visualizações, 0 hoje