Banco Central reduz a taxa básica de juros para 3,75% ao ano

Movimento é feito em meio a preocupações com os efeitos do avanço da pandemia de coronavírus sobre a atividade econômica.

Em meio ao avanço da pandemia de coronavírus e de iniciativas adotadas por governos de várias partes do mundo para evitar seus efeitos sobre a atividade econômica, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC) anunciou, nesta quarta-feira (18/3) um corte de meio ponto percentual na taxa básica de juros. Com a decisão tomada por unanimidade pelo colegiado, a Selic passa para 3,75% ao ano, renovando a mínima histórica.

No comunicado, o Comitê ressalta que a pandemia está provocando uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços de commodities e aumento da volatilidade dos preços de ativos financeiros. Um cenário que ficou desafiador para as economias emergentes, como a do Brasil, mesmo com as medidas de estímulo anunciadas pelos países ricos.

“Dados de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom vinham em linha com o processo de recuperação gradual da economia brasileira. Entretanto, esses dados ainda não refletem os impactos da pandemia de COVID-19 na economia brasileira”, diz o comunicado.

site do café

O post Banco Central reduz a taxa básica de juros para 3,75% ao ano apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

20 de março de 2020 10:04

257 visualizações, 0 hoje