Caprinos – seleção de machos reprodutores e fêmeas adultas
A influência do macho pode ser observada:
– Quando imprime ou não uniformidade em sua descendência, em relação à característica estudada.
Quando sua atuação se revela através de caracteres favoráveis à descendência e esta apresenta certa homogeneidade, podemos afirmar que se trata de um bom reprodutor, de um “raçador” pois, além de possuir os caracteres favoráveis, ainda os possui em estado homozigoto ou prepotente.
No caso da seleção de cabras adultas, são levados em consideração, em primeiro lugar, a rusticidade e a fecundidade, para serem procedidas, depois, as seleções fenotípicas e genotípicas.
A escolha dos animais pelo exterior é de grande importância, porque é por ela que são escolhidas as cabras de boa conformação, embora isso tenha um valor relativo em relação ao seu rendimento.
As cabras devem ser escolhidas pelo seu tamanho, peso, conformação geral, qualidade e coloração da pele, saúde, defeitos, etc., embora isto não seja o suficiente para o fim desejado, pois é necessário, ainda, determinar o rendimento econômico e os caracteres de sua descendência.
Devem possuir mamas perfeitas, serem boas mães, cuidando bem de suas crias, darem em média 1,5 cabritinhos por parto, possuir pélvis larga e profunda, apresentar boa conformação, boa conversão, etc. É necessário reter um maior número de reprodutores que o necessário, para a seleção e emergências e fazer face ao descarte. É aconselhável só testar uma cabra até o segundo parto, eliminando-a da reprodução, se não corresponder ao desejado.
O post Caprinos – seleção de machos reprodutores e fêmeas adultas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.