Unidade havia sido suspensa em julho por problemas relacionados à Covid-19
A Administração Geral de Alfândegas da China (GAAC, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (30/11) a reabilitação da unidade da BRF em Lajeado (RS) para exportar carne suína para o país.
O frigorífico estava suspenso desde julho por problemas relacionados a Covid-19 e foi inspecionado por videoconferência entre o final de setembro e o início de outubro, como antecipou Globo Rural.
Em nota, a BRF afirmou que as exportações devem ser retomadas já nos próximos dias. Atualmente, a empresa possui 14 habilitações para exportar para a China, sendo 10 de aves, 3 de suínos e 1 de miúdos de suínos.
“Após inspeção das autoridades chinesas, foi possível comprovar o comprometimento que todos nós da BRF sempre tivemos com a saúde e a segurança dos nossos colaboradores e dos nossos produtos. Essa decisão nos propicia retomar as exportações para um mercado estratégico para a companhia, com forte demanda por suínos”, comentou, em nota, o vice-presidente Institucional, Jurídico e Compliance da companhia, Bruno Ferla.
Principal destino das exportações brasileiras de carne, a China elevou o rigor com a segurança sanitária dos alimentos importados pelo país neste ano, interrompendo as compras de empresas que apresentassem risco de contaminação por Covid-19. No total, nove empresas foram suspensas pelas autoridades chinesas – três delas permanecem desabilitadas.
“São medidas temporárias, que não visam um país em particular, como o Brasil, não vão afetar a qualificação dos frigoríficos exportadores e tampouco terão um impacto substancial no comércio do agronegócio bilateral”, registrou a representação diplomática do país após a última suspensão, anunciada no final de setembro.
O post China reabilita importações de carne suína de frigorífico da BRF em Lajeado (RS) apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.