Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Cochos e manjedouras para a alimentação dos caprinos

Cochos e manjedouras para a alimentação dos caprinos, DESTAQUES 4 de outubro de 2018

Cochos e manjedouras para a alimentação dos caprinos

Os cochos são utilizados para neles serem colocadas as rações balanceadas e outros concentrados, capim picado (não muito aconselhável), outros alimentos indicados para os caprinos e o sal ou misturas minerais, de acordo com a sua categoria.

Podem ser de vários tipos, modelos e tamanhos, de acordo com as conveniências ou necessidades, conforme o número de animais a serem alimentados ou mineralizados. Podemos dividir os cochos em fixos, móveis ou de balanço, de acordo com a sua fixação ou não. Podem, ainda, ser internos ou externos, conforme a sua localização fora ou dentro do abrigo ou da baia. Além disso, podem ou não ter proteção.

São construídos, em geral, de madeira, material plástico, bambu, etc. Para protegê-los, impedindo que os caprinos nele penetrem e fiquem sobre eles, sujando-os e aos alimentos que neles se encontram, temos os canzis na parte da frente e podemos fechar as partes de trás e dos lados com tábuas ou ripas. Podemos, também, colocar uma grade ou ripas na parte de cima do cocho, para evitar que os cabritinhos nele penetrem. Os cochos podem ter a parte de trás móvel, para facilitar a limpeza e a colocação de comida.

Para os adultos, os cochos devem ter 20cm de profundidade, 30cm de largura e suas bordas devem ficar 30 a 40cm de altura do chão. Podemos pendurar os cochos em correntes ou mantê-los fixos e com divisões, de acordo com o seu uso. Os cochos para sal ou misturas minerais são pequenos e ficam a 40cm de altura do chão. Devemos colocar, também, cochos de sal no campo.

Canzil

São ripas ou barras de madeira sem cantos vivos, para não ferir os animais. Para a contenção de cada animal, são necessários 2 canzís, com a extremidade inferior presa ao cocho e a superior, embora podendo ser deslocada para os lados, com um dispositivo para fixá-la a uma travessa horizontal a certa altura da borda do cocho. Podemos ter um canzil fixo e outro móvel, para ser aberto ou fechado quando quisermos soltar ou prender o animal. Devem ter um espaço de 10 a 11cm de distância, um do outro.

Manjedoura

Nada mais é do que uma grade de madeira ou metal, pendurada a uma certa altura (50 a 60cm do chão) e com uma determinada inclinação. Destina-se a receber os “capins” inteiros, para que os caprinos aí os comam. Com o seu emprego há um grande desperdício de forrageiras, porque caem muito ao chão, ficando sujas de fezes e urina, não sendo mais úteis para a alimentação.

O post Cochos e manjedouras para a alimentação dos caprinos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

111 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café