Coelhos – Marcação e Registro
Em uma criação bem organizada, todos os coelhos devem ser marcados, para que seja possível um controle rigoroso sobre toda a criação e uma identificação segura de cada animal.
A marcação deve ser feita, de preferência, no próprio animal ou então, em pequenas criações, nas gaiolas em que eles se encontram. Neste caso, o número da gaiola será o número do coelho.
O melhor método de marcação para coelhos é o da tatuagem na orelha, sendo utilizado, para isto, um alicate especial, no qual são colocados números, letras ou qualquer outro sinal, de acordo com o desejo do criador.
A marcação serve para identificar os coelhos, individualmente, mas não fornece todas as informações sobre a vida do animal. Para isso, é necessário que o criador tenha um livro geral de registro e que possua, também, uma ficha individual de cada coelho, para que possa controlar a época de iniciar a reprodução, verificar quais são os seus pais, etc.
Esses registros podem ser feitos em arquivos físicos ou através de arquivos em microcomputadores. Para isso, pode-se utilizar qualquer planilha eletrônica ou comprar um software específico para esse fim. No caso de se manter registros físicos, as fichas devem ser de papel grosso ou papelão e penduradas nas coelheiras, para facilitar sua consulta. As fichas para machos, devem conter seu número, raça, seus pais ou ascendentes, dia do nascimento e a data de todas as coberturas que realize e qualquer outra informação julgada necessária.
Para as fêmeas, os dados a serem anotados são: número, raça, seus pais, data de nascimento, data das coberturas, machos empregados nos acasalamentos, dia dos nascimentos de crias e dias de desmames, e ainda, o número e o sexo das crias desmamadas.
Pelas fichas e registro geral, pode ser controlada a vida de todos os coelhos, podendo, assim, ser escolhidos os melhores para a reprodução. Além disso, esse controle permite ao criador melhor orientar a sua criação. Uma criação bem organizada não pode deixar de ter o registro de todos os seus coelhos.
O post Coelhos – Marcação e Registro apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.