Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira

A Somar Meteorologia indica quais estados devem registrar chuvas mais expressivas no começo desta semana

Segunda-feira, 2

Sul

As instabilidades se afastam de vez e o tempo firme predomina em praticamente toda a região. Tem previsão para chuva fraca somente no litoral de Santa Catarina e Paraná, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa e favorecem a formação de algumas nuvens.

Nas demais áreas, o tempo firme predomina e as temperaturas entram em gradativa elevação, no entanto, ainda temos ventos de sul e por isso o calor não será expressivo.

Sudeste

No feriado, a chuva se concentra no norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas com menores volumes se comparados aos dias anteriores. Tem previsão para precipitação fraca também na faixa leste de São Paulo. Nas demais regiões paulistas, o tempo firme volta a predominar, assim como no sul e Triângulo Mineiro.

Atenção ao estado de São Paulo, os ventos podem ser de moderada à forte intensidade, com rajadas acima de 60 km/h, principalmente na madrugada e amanhecer. Temperaturas em gradativa elevação.

Centro-Oeste

A chuva mais volumosa fica restrita ao norte de Mato Grosso e Goiás, mas não se descarta a chance para precipitação isolada na região central de ambos os estados. Nas demais áreas, o tempo firme volta a predominar, assim como em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Temperaturas em elevação.

Nordeste

Destaque para a chuva forte esperada em toda a faixa leste da Bahia, especialmente entre o Recôncavo Baiano e Ilhéus, onde os volumes podem ser elevados e aumentar o risco para transtornos na região. Essa chuva é reflexo ainda de uma frente fria que atua em alto mar, mas consegue manter o tempo bastante instável. Chove de forma mais expressiva também no interior da Bahia, e com menor intensidade entre São Luís e Piauí e litoral desde o Ceará até Sergipe. Mar segue agitado no litoral da Bahia.

Norte

Na segunda-feira, pancadas isoladas e passageiras de chuva ainda são esperadas para grande parte da região, mas que aos poucos perdem intensidade. No entanto, não se descarta a chance para volumes mais expressivos no Amazonas, Pará e Rondônia, inclusive nas capitais Manaus (AM) e Porto Velho (R0). A chuva ganha força no norte do Amapá devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que atua sobre a região e favorece a formação de nuvens carregadas e fortes pancadas de chuva. Chuva mais forte também é esperada para o Tocantins, onde os volumes tendem a ser elevados.

 

Terça-feira, 3

Sul

O tempo firme predomina na maior parte da região. O sol aparece entre poucas nuvens e as temperaturas ficam mais elevadas do que nos dias anteriores. Isso porque o sistema de alta pressão que atuava no Sul se afasta para o oceano e os ventos mudam de direção, passando a soprar do oceano contra a costa.

Nas serras gaúcha e catarinense, no leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no litoral do Paraná é justamente essa condição de ventos úmidos contra a costa que ajuda a formar algumas nuvens, por isso pode chover de maneira muito isolada, rápida e com acumulados baixos, principalmente no fim da tarde.

Sudeste

O tempo instável continua em grande parte da região. No entanto, o risco para temporais e transtornos é bem menor do que nos dias anteriores. No leste paulista, dia bem nublado e com condições para garoa fina. Tempo firme nas demais áreas de São Paulo.

Os ventos seguem moderados pela região, com rajadas em torno de 50 km/h. As temperaturas sobem com relação aos dias anteriores, mas não dá para falar em calor extremo, por enquanto.

Centro-Oeste

O tempo continua firme em Mato Grosso do Sul e na metade sul de Goiás e de Mato Grosso. As outras áreas da região seguem com instabilidades e por isso pode chover em pontos isolados ao longo do dia. A chuva, apesar de ter menores acumulados do que nos dias anteriores, ocorrem acompanhada por trovoadas.

Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante norte, por isso as temperaturas ficam mais elevadas, no entanto, não há risco para calor extremo.

Nordeste

A chuva segue intensa em todo o estado da Bahia, mas com destaque para o Recôncavo Baiano, onde a chuva vem com forte intensidade e os volumes serão elevados, o que aumenta o risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. Chuva mais expressiva também no Maranhão, Piauí e oeste do Pernambuco, enquanto nas demais áreas o tempo firme predomina.

Norte

Destaque para chuva mais expressiva esperada para o norte do Amapá devido à atuação da ZCIT. Chuva mais intensa também entre o Tocantins e Pará, enquanto nas demais a áreas a chuva perde intensidade, e ocorre de maneira mais pontual.

 

site do café

O post Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

2 de novembro de 2020 20:24

251 visualizações, 0 hoje