Isso significa que devemos considerar um desembolso de recursos somente se os possíveis resultados vierem a trazer um saldo positivo, isto é, lucros. Isso tudo parece simples e lógico, mas não é o que mais acontece no setor agropecuário brasileiro, apesar deste quadro estar, gradualmente, sendo alterado.
O que podemos constatar é uma certa “miopia” empresarial por parte dos produtores, mas em um sentido bem específico. O problema mais comum não é o desconhecimento de que só se deve investir em pessoal especializado quando isso vier contribuir para o aumento dos lucros, mas sim identificar as situações onde a contratação de pessoas com maiores conhecimentos e habilidades será lucrativa.
É comum, por exemplo, um pecuarista tentar diagnosticar e “prescrever” soluções ou remédios para conter doenças que estejam atacando seu rebanho. Muitas vezes, devido à experiência do criador, este acaba sendo bem sucedido mas, em outras ocasiões, uma doença poderia ter sido controlada e muitos animais não precisariam morrer, se um médico veterinário tivesse sido chamado, logo no início do problema.
Em geral, os criadores só recorrem ao auxílio de veterinários após tentarem suas próprias “receitas” para curar seus animais. Quando isso não funciona, a ajuda é requisitada mas muitos prejuízos já aconteceram. É o que todos chamam de “o barato que saiu caro”. Na agricultura é a mesma coisa: os produtores costumam recorrer à ajuda especializada somente quando se encontram “encurralados”, sem saber o que fazer, depois de estarem sofrendo muitos prejuízos, que poderiam ter sido evitados.
Outro ponto importante é a contratação de técnicos (agrônomos, veterinários, zootecnistas, etc.) não só para resolverem problemas mas, principalmente, para auxiliarem em todo o processo produtivo, otimizando os recursos empregados, ou seja, fazendo com que o produtor invista seu dinheiro de forma a conseguir o melhor resultado possível.
De uma maneira geral, os produtores rurais devem utilizar mão-de-obra técnica especializada da seguinte maneira:
O post Contrate especialistas nas atividades rurais e tenha mais lucros apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.