Controle da temperatura e ventilação nas criação de escargots
– construir galpões abertos e bem arejados, mas protegidos dos ventos, do sol, das chuvas e do frio e que possam ser fechados por cortinas, quando isso for necessário; – caiar o telhado do galpão, de branco, pelo seu lado de fora pois, assim, os raios solares que sobre ele incidam são parcialmente refletidos, diminuindo bastante a sua absorção, o que significa uma diminuição do calor interno do galpão, em até 5 ºC.
Resumidamente, o objetivo do controle da temperatura é fazê-la baixar no verão e evitar a perda de calor no inverno. Nos climas em que as diferenças de temperatura no verão e no inverno são muito acentuadas, o criador pode pensar em usar na construção do galpão, um isolamento térmico do teto e paredes, empregando para isso, fibra de vidro, cortiça, asbestos, placas de isopor, madeira, etc.
Um excesso de ventilação faz baixar a umidade dentro do galpão, o que é grandemente prejudicial, pois os escargots necessitam de mais de 80% de umidade relativa do ar, sendo 86% o ideal.
Mais perigoso ainda, do que um excesso de ventilação, temos as correntes de ar ou ventos que possam penetrar no galpão porque, além de fazerem diminuir a umidade do ar, ainda provocam um ressecamento no tegumento (pele) dos escargots. O controle da ventilação pode ser feito de maneira natural, com o uso de janelas, respiradouros, lanternins, etc.
Podemos usar, também, com o mesmo objetivo, meios artificiais como exaustores, por exemplo.
O post Controle da temperatura e ventilação nas criação de escargots apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.