Controle do aquecimento, iluminação e umidade do coelhário
– Aquecedores elétricos, com ou sem ventiladores, providos de resistências, espalhados por todo o galpão, para que o calor seja melhor distribuído.
– Canos de água quente passando sob o piso do galpão, aquecendo o ambiente.
As coelheiras ao ar livre devem ser cobertas com material isolante e cada uma delas pode ter um aquecedor adequado, desde que seja colocado com os devidos cuidados para evitar queimaduras nos coelhos ou até um incêndio nessas instalações.
No caso de iluminação artificial, as lâmpadas devem ser colocadas a distâncias regulares, para a uniformidade na distribuição da luz. São aconselháveis 14 a 16 horas de luz por dia, de preferência durante todo o ano. Essas lâmpadas devem pender sobre os corredores e não diretamente sobre as gaiolas. A iluminação permite, ainda, aumentar o número de horas de trabalho por dia, o que concorre para maior produção e produtividade da criação.
Essa umidade, em contato com o teto e paredes do galpão, quando muito frios, condensa-se em gotículas de água, tornando o ambiente cada vez mais úmido. Para evitar que isso aconteça, devemos manter a temperatura adequada dentro do galpão pois, quanto mais elevada a temperatura, menores são as possibilidades de que isso possa ocorrer porque, dificilmente, a umidade atingirá níveis tão elevados. Uma boa ventilação elimina o excesso de umidade.
O post Controle do aquecimento, iluminação e umidade do coelhário apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.