Criação de cabras pelo sistema intensivo

Criação de cabras pelo sistema intensivo

Este é considerado o melhor sistema de criação, naturalmente, de acordo com certas circunstâncias, como a produção de leite e de reprodutores, porque somente ele permite, realmente, uma criação racional e mais lucrativa.

É o mais caro dos sistemas, pois baseia-se no emprego de instalações maiores (cabril, etc.). É empregado principalmente para a produção leiteira, mas exige animais de alta produção. A criação deve ficar próxima aos centros consumidores, o que ocorre em regiões mais valorizadas, exigindo maior aproveitamento das áreas disponíveis. Além disso, exige maior investimento de capital, técnicas avançadas, mão-de-obra especializada, maiores recursos alimentares, etc., sendo o seu custeio o mais caro de todos.

Nesse sistema, o manejo se reveste da maior importância. Por isso, devemos dar as rações sempre às mesmas horas, manter uma higiene rigorosa, dar aos animais uma alimentação variada, manter água limpa e fresca sempre à sua disposição, dar sal (sal comum) e minerais sempre à vontade, etc.

Vantagens

– Esse sistema permite, a qualquer momento, uma vigilância e um controle rigorosos sobre todos os animais, possibilitando a tomada imediata de qualquer providência que se faça necessária.

– Evita o acasalamento de animais de qualidade inferior, doentes, defeituosos ou que não satisfaçam os padrões desejados.

– As coberturas são controladas, permitindo fazer os acasalamentos orientados tecnicamente, de acordo com o desejo do criador; poupa os machos das coberturas desnecessárias, pois eles só são reunidos às fêmeas na hora dos acasalamentos, sob as vistas do criador e separados imediatamente depois, evitando que se esgotem sem necessidade, ao cobrirem várias vezes a mesma fêmea.

– Diminui a mortalidade de cabritinhos, porque possibilita maior assistência.

– Permite controlar os nascimentos e o número de nascidos, possibilitando, desse modo, uma previsão de produção e vendas, o que não ocorre quando são adotados outros sistemas de criação.

– Sendo controladas as coberturas, são evitados os acasalamentos precoces e os consangüíneos, prejudiciais ao desenvolvimento dos animais, principalmente das fêmeas.

– Permite maior seleção de reprodutores, não só por facilitar a escolha dos melhores animais, como também porque possibilita um descarte mais bem feito.

– Facilita a captura dos animais para venda, abate, reprodução ou tratamento, o que é difícil e muitas vezes impossível, mesmo quando são criados em liberdade.

– As peles obtidas são de melhor qualidade e mais bonitas, quando de animais sadios, bem alimentados e criados em locais limpos e higiênicos, além da sua carne ser tenra e saborosa.

– As fêmeas gestantes e lactentes não são perturbadas por outros animais.

– Permite uma limpeza, desinfecção e desinfestação rigorosas.

– Possibilita um controle na alimentação, evitando desperdícios e defeitos na sua administração.

– Evita doenças, porque possibilita boas condições sanitárias.

– Proporciona, enfim, maiores rendimentos e em conseqüência, maiores lucros.

Basta a citação das suas vantagens para que possamos concluir que o sistema intensivo é realmente o melhor, porque satisfaz a todas as exigências para uma criação racional e lucrativa de cabras.

Esse sistema consiste em mantermos os animais sempre confinados no cabril, isto é, dentro de galpões ou currais, em baias individuais ou coletivas, conforme a sua categoria, só os soltando em piquetes ou currais pequenos, sem vegetação, de terra nua, ligados às instalações mencionadas anteriormente, para que façam exercícios e tomem sol.

O post Criação de cabras pelo sistema intensivo apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

4 de outubro de 2018 16:09

545 visualizações, 0 hoje