Cuca com cappuccino
A cuca tem origem na Alemanha e é corriqueira nos recantos brasileiros onde a imigração da população do país é mais presente, como em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. É bastante comum encontrá-la em qualquer padaria local e sua consistência se desmancha na boca. Acredito que a versão com banana tenha sido introduzida no Brasil, já que a opção é farta. Na Alemanha, o mais comum é colocar maçãs ou mesmo aveia.
Ingredientes
Massa
- 2 ½ xícaras de farinha de trigo
- 6 colheres de açúcar
- 15g de fermento biológico (1 quadradinho)
- 2 colheres de banha de coco
- Raspas de limão (só a parte vidrada, ou seja, a parte brilhante da casca)
- 250g de leite morno
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
Farofa
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 20g de Cappuccino
- 1 colher (chá) canela
- 2 colheres banha de coco (ou margarina vegetal)
Modo de Preparo
Massa
Misture bem o fermento com metade do leite quente e 1 colher de açúcar em um bowl. Cubra-o com um pano de cozinha e deixe no local mais quente de sua cozinha por aproximadamente 30 minutos.
Quando o fermento estiver levedado (crescido), adicione a farinha, o restante do açúcar e do leite, a banha , ovos, raspas de limão e o sal. Misture bem com as mãos até atingir consistência homogenia e pegajosa. Coloque em uma forma. Coloque a farofa por cima e ponha para assar durante 40 a 50 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.
Farofa
Misture a farinha com a banha, açúcar cappuccino e a canela. Mexa bem com a ponta dos dedos até ficar com uma consistência de farofa.
Dica: 1- Prepare a farofa enquanto o fermento estiver crescendo.
O post Cuca com cappuccino apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.