Desmama precoce dos coelhos
Quando a ração fornecida à coelha contém elevado teor desses elementos, a desmama precoce se processa normalmente. Se houver deficiência alimentar, por falta de elementos nutritivos necessários à alimentação dos láparos, eles não se desenvolvem satisfatoriamente.
Alguns criadores fizeram a desmama precoce aos 14 dias de idade, com ótimos resultados, mas isso requer cuidados e um tipo de alimentação especiais. As fêmeas não eram de raças puras e sim comuns, que receberam feno e água à vontade, além da ração. Nesta ração, devem aparecer os seguintes elementos:
Os láparos receberam ainda, na desmama, leite em pó, água e a mesma ração da coelha.
Para que os filhotes se acostumem a beber no bebedouro, devemos esfregar o leite no seu focinho, algumas vezes, até que aprendam a bebê-lo.
Mais tarde, devemos misturar o leite em pó na ração, na dose de 10g por dia e por coelho, da terceira à sexta semanas de idade. O consumo é de 2,4kg de granulados e 0,2kg de leite em pó, por quilo de peso vivo.
Na desmama precoce, as diarréias são freqüentes, embora a mortalidade não seja maior do que na desmama normal, mas é maior nos coelhos menores.
A desmama precoce é realizada em algumas situações específicas, como a falta de leite ou a morte da mãe, por exemplo. Neste caso, antes de realizarmos a desmama precoce é aconselhável que coloquemos os láparos para serem amamentados por outras coelhas. Na impossibilidade desta medida, seja por qualquer motivo, devemos realizar a operação de desmama precoce e aceitar os riscos que, como já mencionamos, não são maiores que na desmama normal, à não ser no caso de láparos muito novos.
O post Desmama precoce dos coelhos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.