Cerca de mil hectares foram danificados, informa o Irga
Após as boas condições climáticas observadas em janeiro, as lavouras de arroz do Rio Grande do Sul contabilizam os prejuízos causados pelas chuvas registradas na segunda quinzena de fevereiro. Até o momento, cerca de mil hectares apresentaram perdas, segundo informações divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Até o momento, foram comunicadas perdas nas cidades de Mostardas e Viamão, ambas da região da Planície Costeira Externa.
O Estado é o maior produtor nacional de arroz e, nesta temporada, conta com uma área plantada de 935,6 hectares, queda de 5% ante o registrado em 2018/19. Ainda de acordo com o Irga, cerca de 7,4% das lavouras de arroz já foram colhidas no Rio Grande do Sul com uma produtividade média de 7,904 toneladas por hectare – o que representa 549 mil toneladas.
Plantio atrasado
Devido ao excesso de chuvas em outubro e novembro do ano passado, o plantio do arroz no Rio Grande do Sul apresentou atraso considerável. Segundo a Conab, cerca de 60% da área foi semeada fora do período preferencial nas regiões Central e Planície Costeira Externa do Estado, o que também impactou os tratos culturais nas lavouras. A instituição projeta uma safra de 7,3 milhões de toneladas no Estado em 2019/20, queda de 1,2% ante 2018/19.
O post Granizo prejudica lavouras de arroz no RS apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.