Instalações para a criação de coelhos
Quando criados em regime intensivo, todos os coelhos dependem unicamente do criador para se alimentar e os reprodutores, por ficarem em gaiolas separadas, também, para se reproduzirem. Assim sendo, é necessário proporcionar-lhes condições satisfatórias para que possam, não só sobreviver mas também, para que se criem e reproduzam em condições técnicas e econômicas, para a obtenção de bons animais e lucros compensadores.
O primeiro cuidado dos criadores, principalmente dos novos, é controlar a sua impaciência em adquirir os coelhos e só o fazer depois que as instalações estiverem prontas para recebê-los . Ninguém deve comprar primeiro os coelhos e fazer instalações “provisórias” até fazer ou terminar as definitivas, porque as “provisórias” acabarão se tornando definitivas, com todas as deficiências que sempre apresentam as coisas improvisadas. Além disso, seriam duas despesas, e as maiores, na instalação de um coelhário.
Como os coelhos necessitam de um mínimo de conforto para que possam viver e reproduzir satisfatoriamente, as instalações devem proporcionar-lhes esse conforto e ainda os proteger dos ventos, do sol direto, do calor excessivo, das chuvas, do frio intenso, da umidade, de predadores como cães e gatos domésticos ou selvagens, insetos, etc. Portanto, se o criador cometer erros graves nas instalações, eles se refletirão e de maneira acentuada, nos resultados da criação, ou seja, na sua produção e na sua produtividade.
É preciso que o criador leve em consideração, sempre, o fator econômico, não só na construção ou aquisição das instalações mas também na economia da mão-de-obra, para o manejo dos coelhos, não se esquecendo, porém, dos preceitos de higiene, da comodidade dos animais e da facilidade para o seu manejo, para que aumentem a produtividade e os lucros. Isso é conseguido quando as condições do coelhário possibilitam facilidade de fiscalização, maior rapidez na limpeza e no trato dos animais, bem como a diminuição da necessidade de o tratador ter que andar muito para fazer os serviços, devido à concentração, disposição racional e funcionalidade das instalações.
Uma das providências mais importantes, nesse sentido, é a padronização das instalações e de todos os materiais utilizados, o que concorre para baixar os seus custos e facilita as substituições que ocorrem normalmente. Também importante é a maior concentração possível das instalações, visando economia de espaço, de mão-de-obra e de tempo para a execução dos serviços.
O criador deve estudar bem todos os tipos de instalações, examinando-as sob todos os aspectos, para que faça uma escola acertada das que lhe sejam as mais indicadas técnica e economicamente pois, embora existam muitos tipos, cada um deles se adapta melhor a cada caso em particular. Devemos, no entanto, levar sempre em consideração, o fator econômico, ou seja, os investimentos e as condições de operação dessas instalações.
O post Instalações para a criação de coelhos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.