Investimentos em tecnologia agropecuária

Existe uma grande diferença entre um produtor e um empresário rural. Não é apenas uma diferença de nomenclatura e sim uma diferença conceitual. A visão empresarial do campo não deve ser desprezada. Para que qualquer atividade econômica funcione de acordo com as expectativas, os investimentos serão sempre necessários. De um modo geral, é sempre assim: quanto mais se investe, maiores os resultados. Apesar disso, o volume de investimentos não é nada, se não for utilizado com sabedoria e objetividade.

Atualmente, os investimentos no setor de tecnologia vêm sendo os mais rentáveis. O que faz um produtor se destacar em relação aos outros é a sua capacidade de utilizar novas tecnologias da melhor maneira possível, tornando os seus produtos mais competitivos ou mesmo tornando-se um líder der mercado, pela utilização mais rápida de uma nova tecnologia.

Os investimentos podem ser feitos nas áreas de produção ou administrativa. No setor agrícola, por exemplo, máquinas e colheitadeiras mais modernas podem diminuir o custo de produção e acelerar o processo de colheita ou de plantio, fazendo com que os resultados sejam maiores e mais rápidos.

No setor pecuário, no gado leiteiro, por exemplo, o investimento em aparelhos de ordenha mecânica é sempre bem rentável, produzindo um leite de qualidade superior e que alcança maiores preços de mercado. Tudo é uma questão de quanto se vai investir e a capacidade desse investimento se transformar em lucros para o produtor rural.

Uma das áreas onde o campo está, ainda, pouco modernizado é no setor administrativo. Nenhum empreendimento pode ser devidamente lucrativo sem um controle de produção e administrativo adequado, para tal, a informática é imprescindível. A utilização de microcomputadores na gestão administrativa, controle de resultados e projeções de vendas receitas, investimentos e despesas possibilita ao empresário rural tomar sempre as decisões mais acertadas, com o embasamento necessário. Auxiliando a área produtiva, sistemas informatizados de controle de matrizes, cruzamento de animais, inseminações artificiais, tempo para corte e uma ficha completa de cada animal também são informações vitais para o criador. Isso pode ser controlado com uma eficiência enorme, através de softwares específicos.

No setor agrícola, todas as informações sobre as plantações, dados sobre utilização de insumos, pulverizações, controle de pregas, adubação, tudo pode e deve ser controlado através de sistemas informatizados, evitando perdas, e aumentando os lucros do agricultor.

site do café

O post Investimentos em tecnologia agropecuária apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

25 de janeiro de 2020 09:21

369 visualizações, 0 hoje