Principais novidades nas portarias publicadas no Diário Oficial da União são as novas cultivares indicadas por Estados e grupo de maturação.
O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira (29/5), no Diário Oficial da União, as portarias que estabelecem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja. O objetivo é reduzir os perigos relacionados a problemas climáticos e também o risco fitossanitário causado pela ferrugem asiática.
O Zarc leva em conta recomendações de instituições de pesquisa e órgãos estaduais sobre medidas de manejo, que incluem o período de vazio sanitário e o calendário de plantio para reduzir os riscos relacionados aos aspectos fitossanitários.02
As principais novidades são as novas cultivares indicadas por grupo de maturação e Estado. Para a safra 2020/2021, foram feitas 9.356 indicações, 15% a mais do que na safra passada – considerando que a mesma cultivar pode ser indicada a diferentes Estados.
Desse montante, 64% das indicações são referentes a cultivares do grupo 1, indicando que o desenvolvimento de variedades precoces vem ganhando destaque junto aos obtentores.
O post Ministério da Agricultura define zoneamento de risco climático para a soja apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.