Apesar de sua importância ecológica, os morcegos podem causar diversos males e prejuízos, entre eles, podemos destacar:
– sugando o sangue dos animais, todas as noites, estes vão ficando fracos e podem até morrer;
– comem e estragam grandes quantidades de frutas, nas plantações e pomares em geral;
– dificultam e chegam mesmo a impedir a criação de gado em certas regiões;
– podem transmitir a raiva, principalmente a bois, cavalos e muares, já havendo causado epidemias que dizimaram rebanhos inteiros, matando milhares de cabeças. São os únicos animais que podem ficar raivosos e transmitir a raiva durante vários meses, antes de morrerem. Para se ter uma idéia do que isto significa, os cães só o fazem durante 10 a 15 dias. Entretanto, a vacinação é uma arma eficiente contra este problema.
Vivendo em colônias de centenas e até milhares de indivíduos, um só morcego, em uma só noite, pode contaminar um grande número de morcegos que, assim, se transformam em outros tantos disseminadores da raiva.
Como voam e existem aos milhares, em uma só noite, podem atacar um grande número de animais e mesmo homens, causando grandes prejuízos e espalhando a raiva a longas distâncias e a extensas áreas.
É fácil imaginar os grandes prejuízos que podem causar milhares de morcegos a sangrarem animais e a estragarem as frutas nas plantações.
Como já está provado que não só os hematófagos (vampiros) podem transmitir a raiva, é aconselhável que sejam tomadas providências preventivas contra todos os morcegos, qualquer que seja o seu tipo de alimentação. Devemos ressaltar que eliminar esses animais pode ser prejudicial ao meio ambiente.
Apesar dos morcegos serem extremamente nocivos aos animais e aos homens, só devem ser tomadas as medidas necessárias para que homens e animais não sofram ataques e que as atividades rurais produtivas não sejam prejudicadas. Deve haver, portanto, um cuidado especial para que não seja afetado o ecossistema da região.
Como evitar o seu ataque
Como repelir ataques aos animais
Alguns morcegos
O morcego-de-lábio-rachado é um morcego pescador, comendo peixes, camarões, crustáceos e as vezes frutas. O morcego branco tem esse nome por ser mais claro que os outros.
O post Morcegos: saiba como lidar com eles apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.