Morre touro avaliado em U$$ 110 mil que mais influenciou a raça angus no mundo

Resource morreu com oito anos e esteve entre os dez touros com mais filhos registrados nos Estados Unidos

A pecuária mundial perdeu mais um grande touro. A GENEX confirmou o falecimento do touro S A V Resource 1441, da raça Angus. Com quase nove anos de idade e estimado em U$ 110 mil, o animal deixa 30 filhos em bancos de sêmen pelo mundo. O boi era o 4º melhor touro do Sumário Promebo no Índice Final, principal ranking da raça.

A genealogia do Resource surgiu a partir da melhor doadora da Schaff Angus Valley, a S A V Blackcap May 4136, combinado com o melhor das linhagens Rito, explica a GENEX. Desde jovem, ele se destacou como o melhor animal dos 17 irmãos inteiros pelo desempenho da musculatura – acima da média da raça Angus.

“Com certeza uma grande perda para a raça Angus. Resource esteve entre os TOP 10 em número de filhos registrados nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, totalizando mais de 17 mil filhos. Seu legado seguirá com o pouco de sêmen que ainda resta em estoque e com seus inúmeros filhos pelo mundo”, diz a gerente da Genex, Juliana Ferragute.

Segundo o médico-veterinário e inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus, Fernando Velloso, o Resource possuia genética para explosão de crescimento (ganho de peso, desmame e pós desmame) com tamanho adulto moderado, características antagônicas e difíceis de encontrar em um mesmo touro.

Em relação à qualidade das crias, a superioridade genética do Resource se confirmou desde os primeiros nascimentos de seus filhos. A capacidade de transmitir ganho de peso e musculatura com tamanho moderado impressionou os criadores.

O diretor-executivo da Cabanha São Xavier, Camilo Vianna ressalta que o touro produziu filhos de excelente fenótipo, que possuem qualidade de carcaça elevada, principalmente em acabamento de gordura intramuscular e gordura de picanha. Além de trazer animais funcionais, com frame mais moderado e rápido acabamento.

Adubo para Grama

O post Morre touro avaliado em U$$ 110 mil que mais influenciou a raça angus no mundo apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

16 de novembro de 2019 17:12

329 visualizações, 0 hoje