Também conhecido como “calores” ou “incômodos”, é a época em que a fêmea, estando “pronta” para ser “enxertada” e portanto produzir, aceita e até mesmo procura o macho.
Os sinais do cio são: inquietação, a fêmea fica excitada, nervosa, relincha, muge ou uiva de acordo com a espécie. A cauda permanece levantada. A fêmea urina repetidamente, pouco de cada vez. Além disso, apresenta um corrimento na vagina que, tendo um cheiro especial, faz com que o macho, mesmo à grandes distâncias, seja atraído e saiba da existência de uma fêmea no cio.
Aparecimento do primeiro cio
Éguas – depois de 1 ano
Jumentas – 8 meses
Cabras e ovelhas – 6 meses
Porcas – 7 a 12 meses
Cadelas – 7 meses
Gatas – 7 a 12 meses
Coelhas – 3 a 5 mesesDesde que o cio haja aparecido pela primeira vez é sinal de que a fêmea atingiu a maturidade.Em períodos que variam de acordo com a espécie, o cio se repetirá normalmente nas fêmeas que não estejam em gestação.
Repetição do cio nas fêmeas não fecundadas
Vacas – 17 a 21 dias
Ovelhas, cabras e porcas – 18 dias
Coelhas – 10 a 15 dias
Gatas – 2 a 4 vezes por anoQuando a fêmea é fecundada, esta não entra mais no cio, que reaparece somente algum tempo após o nascimento da cria.Reaparecimento do cio depois do parto
Vacas – 15 a 20 dias
Ovelhas – 120 dias
Cabras – 48 a 64 dias
Porcas – 60 dias
Cadela – 120 dias
Coelha – logo após o partoOutra informação muito útil em relação ao cio é a sua duração, para que o criador possa providenciar os acasalamentos na época mais propícia.Duração média do cio
Vacas – 1 a 2 dias
Ovelhas – 2 a 3 dias
Cabras – 2 dias
Porcas – 2 dias
Cadelas – 9 a 12 dias
Gatas – 2 a 6 dias
Coelhas – 7 dias
O post O cio nos animais apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.