O fenótipo dos animais de criação

É de extrema importância a análise da aparência externa do animal com fins de se detectar não somente a harmonia de suas partes, como também a sua estrutura (e assim, localizar possíveis defeitos). Com essa observação é possível dar valor ao animal quanto a sua capacidade de reprodução. Um dos estudos que ajudam a diagnosticar o exterior do animal é a conformação, que nada mais é do que a anatomia (análise do corpo em partes e em conjunto). O exterior é importante porque tem estreitas relações com a anatomia, a fisiologia, a mecânica e a patologia.

A seguir, alguns dos fatores ou qualidades que ajudam um produtor a selecionar os animais de acordo com as suas necessidades:

Beleza: Um animal é belo quando satisfaz o gosto ou o desejo do comprador ou do criador, mesmo que seja apenas para atender à solicitação da moda. No entanto, a beleza pode ser tanto absoluta (desejável em animal de qualquer espécie, raça, tamanho, idade, sexo, etc., como bons aprumos), quanto relativa (desejável em certos casos, mas indesejável em outros, como orelhas muito grandes, etc).

Defeitos: Conceito contrário de beleza que pode ser tanto absoluto (quando indesejável em qualquer caso como maus aprumos, má conformação, etc.), como relativo (quando indesejável em certos casos, mas aceitos em outros, conforme a utilização do animal, como por exemplo, os cavalos de raças pesadas indicadas para a tração, mas indesejáveis para as corridas). Os defeitos também podem ser hereditários, congênitos, adquiridos, leves ou graves.

Estado de saúde: É importante observar o estado de saúde do animal antes de adquiri-lo, lembrando que os animais doentes podem não dar retornos lucrativos ao produtor.

Disposição: Significa índole e exprime a atitude mental do animal, sendo revelada pelos seus atos. Pode ser boa ou má e não tem relação com a inteligência.

Estilo: Refere-se às atitudes do animal e à estética de suas partes e do seu conjunto.

Adubo para Grama

O post O fenótipo dos animais de criação apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

22 de novembro de 2019 13:30

364 visualizações, 0 hoje