Os escargots mais consumidos
Grande é o número de escargots espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil e, em princípio, podemos afirmar que todos eles são próprios para o consumo, com exceção, naturalmente, dos que possam ser portadores ou transmissores de doenças infecciosas ou parasitárias ou que sirvam de hospedeiros intermediários para os agentes de algumas delas.
São encontrados desde a superfície da terra até às profundezas dos oceanos. Os que nos interessam, no entanto, neste trabalho, são os escargots terrestres e é sobre eles que trataremos. Os mais consumidos na Europa são os seguintes:
– Helix aspersa, conhecido por petit gris, isto é, pequeno cinza. É de cor cinza e estriado de preto, sendo considerado como um dos melhores. Sua concha mede 3cm de diâmetro. É o escargot mais criado, atualmente, no Brasil;
– Helix pomatia, denominado popularmente de bourgogne ou gros blanc (branco grande). Sua concha é cor creme com 5 faixas em espirais e pode ultrapassar 5cm de diâmetro. Esse escargot é o maior caracol terrestre da França e da Europa;
– Cepaea sp. É um pequeno escargot encontrado nos jardins da França, é de ótima qualidade mas sem valor comercial, devido ao seu pequeno tamanho. Não pertence ao gênero Helix e sim ao Cepaea.
Outros escargots muito usados para o consumo humano e muito importados pela França, são os seguintes:
– Helix lucorum ou turco. É grande, cinza e com partes de seu manto escuras;
– Achatina fulica, conhecido por achatina ou chinês. É o maior escargot terrestre, podendo medir 20cm e cujo peso pode atingir 250g. Sua carne é de boa qualidade.
O post Os escargots mais consumidos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.