Os ovos e o nascimento dos escargots
O número de ovos varia muito, de acordo com uma série de fatores, entre os quais podemos citar os que se seguem:
As produções, em geral, atingem as seguintes quantidades, em uma só postura:
Os mais prolíficos são os escargots chineses, entre os quais o Achatina fulica, que chega a botar 500 ovos e o turco Helix lucorum.
Incubação
Os períodos de incubação, no entanto, normalmente são os seguintes:
– Helix pomatia – 20 a 30 dias;
Eclosão
Após o período de incubação, chega o momento da eclosão ou “nascimento” dos pequenos escargots. Eclosão é o ato de os filhotes romperem a casca do ovo e saírem dele, ocorrendo, assim, o seu nascimento. O índice de eclosão é de 72% para o Helix aspersa, segundo H. Chevalier. Os escargots recém-nascidos são translúcidos, permitindo ver, no seu interior, o coração, como uma visícula escura e com movimentos, isto é, “batendo”.
Parece que, durante esse tempo, eles se alimentam, também, de detritos orgânicos em decomposição. Somente depois desse período é que esses pequeninos escargots saem do ninho. Para isso procuram, de preferência, fazê-lo durante a noite ou então em dias chuvosos evitando, assim, os raios de sol, o calor ou mesmo dias muito secos, para que não sofram problemas de desidratação. Logo que saem do ninho, procuram avidamente os seus alimentos naturais e passam a se alimentar exatamente como os adultos.
O post Os ovos e o nascimento dos escargots apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.