Com tempo firme e sem frio intenso, trabalhos de campo, que hoje estão em 23% da área no Brasil, podem ganhar mais ritmo, diz a Somar Meteorologia
Depois da passagem de dois ciclones extratropicais pelo Sul do país, a Somar Meteorologia afirma que a tendência agora é de tempo mais firme, o que vai permitir com que os trabalhos de colheita, principalmente do milho, avancem. De acordo com a consultoria AgRural, a colheita do grão no Brasil atingiu 23% da área , contra 44% no ano passado. Já o Paraná colheu 6% e registra atraso em comparação ao ano passado, quando 52% da área estava finalizada.
Paulo Etchichury, meteorologista da Somar Meteorologia, afirma que antes do clima ficar mais firme, uma onda de frio entre esta quinta-feira, 9, e sexta, 10, avança pela região Sul. Porém, não há ameaça às lavouras paranaenses. Segundo ele, as geadas devem ficar concentradas no Rio Grande do Sul e nos pontos mais altos de Santa Catarina. “Não há risco de frio intenso até o início de agosto”, diz Paulo.
Ele comenta ainda que o clima frio atrasa um pouco o avanço da colheita pois o grão, úmido pelo orvalho da manhã, demora para secar. No entanto, para a cultura, não há risco pois o desenvolvimento está bastante adiantado.
Entre os dias 12 e 16 de julho, as chuvas seguem espalhadas pela região Sul do país, porém ocorrendo de forma mais isolada e sem acumulados significativos. Na metade norte do Rio Grande do Sul, faixa leste do estado, faixa leste do Paraná e no sudoeste do Paraná, os volumes podem alcançar os 30 milímetros. Aliás, volumes de até 30 milímetros também podem ser registrados também no Vale do Ribeira e litoral sul de São Paulo.
Outras regiões
Nas demais áreas de São Paulo, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul do Mato Grosso do Sul, praticamente não chove, ocorrendo pancadas isoladas e com acumulados inferiores aos 15 milímetros, deixando o tempo muito apropriado para as atividades de colheita da safrinha de milho.
O tempo firme deve continuar no restante do Centro-Oeste, metade oeste da Bahia e boa parte do Ceará, sem previsão de chuva.
Já nos últimos dias de julho, as chuvas ganham intensidade no Rio Grande do Sul, com mais de 50 milímetros. Entre as áreas produtoras de milho do Paraná, Centro-Oeste e quase todo o estado de São Paulo e de Minas Gerais, o tempo firme deve predominar.
O post Previsão do tempo: clima seco deve favorecer avanço da colheita do milho apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.