Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Quais as melhores minhocas para criar

DESTAQUES, Quais as melhores minhocas para criar 5 de novembro de 2018

Quais as melhores minhocas para criar

Nos Estados Unidos, a minhoca mais produzida em todas as criações pequenas, médias e grandes é a minhoca vermelha da Califórnia que, segundo cálculos, pode atingir 80 a 90% de todo o comércio especializado, naquele país. Isto ocorre, provavelmente, porque ela é forte, resistente, prolífica, precoce e se adapta a uma grande variedade de solos e de climas. No Brasil, onde já está bem adaptada, vêm sendo criada, com todo o sucesso, há muitos anos. São, aqui conhecidas, também, como minhocas vermelhas.

Outra minhoca cuja criação está aumentando, também, nos Estados Unidos, há alguns anos, é a africana ou grey nightcrawler, também conhecida por outros nomes como Hula Worm, Jumper, Swampp Wiggler, etc. Pode atingir 15cm em 1 ano e o peso de 1,5kg para o lote de 1000 minhocas.

No Brasil, embora existam, atualmente, as minhocas mansas e as bravas ou loucas – Pheretina hawayana (Rosa) de origem asiática, mas que já se adaptou perfeitamente no Brasil (seu nome vem do fato de ela se contorcer toda e violentamente, quando é “arrancada” da terra) a mais indicada para criar é a minhoca vermelha da Califórnia. Esta já se aclimatou, adaptando-se perfeitamente às condições ambientais de clima e solo do nosso país, podendo ser considerada como “brasileira naturalizada”. Adaptou-se perfeitamente, inclusive às nossas condições naturais, podendo ser encontrada, selvagem, em vários estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, etc.
Essa espécie de minhoca apresenta uma série de vantagens para a criação em cativeiro, reproduzindo-se mais cedo do que as outras espécies; é prolífica, produzindo muito e, além disso, com muito maior rapidez transformam, em humus, todo o esterco em que vivem, sendo, também, uma excelente isca para anzol, a preferida pelos pescadores, devido à sua vivacidade, cor e vitalidade, resistindo viva por muito tempo, inclusive quando dentro da água. Resistentes às viagens, podem permanecer em ambiente úmido por várias semanas, quando isso for necessário.
Segundo especialistas e criadores, a minhoca vermelha da Califórnia é a melhor devido à rapidez com que produz o humus a partir da matéria orgânica ou, melhor, do esterco, o que é feito pelas outras espécies em ritmo bem mais lento e que, além disso, exigem materiais em decomposição e mais trabalho, pelo homem.
A vermelha é, realmente, mais rápida para produzir o humus mas só consegue fazê-lo através do esterco, sendo mais demorada quando se trata de material fibroso como folhas, etc. Assim sendo, quem dispuser de muito esterco deve empregar as minhocas vermelhas, pois são muito mais produtivas. Não havendo esterco, elas fogem do canteiro.
Quem não dispuser de muito esterco deve fazer o composto com minhocas nativas pois, quando criadas em cativeiro, confinadas e com bastante matéria orgânica à disposição, elas se tornam bastante produtivas.

O post Quais as melhores minhocas para criar apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

107 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café