Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Ração balanceada para caprinos

DESTAQUES, Ração balanceada para caprinos 9 de outubro de 2018

Ração balanceada para caprinos

Naturalmente, quando se trata de criações comerciais de caprinos, o preço da ração é um fator importante mas o criador deve verificar, em primeiro lugar, suas características, pois só as de boa qualidade é que dão bons resultados na produção.


A ração mais barata não é a que custa menos, mas a que produz maior rendimento em leite, carne, etc. É necessário, ainda, que seus ingredientes, não só sejam de boa qualidade mas que mantenham, entre si, uma determinada proporção, para que a ração fique bem equilibrada ou “balanceada”, principalmente em relação aos suplementos proteicos e vitamínicos.

Qualidade, em alimentos, se refere ao seu valor nutritivo, pois duas partidas do mesmo alimento podem ser de qualidades diferentes dando, por isso, resultados também diferentes. Como exemplo, podemos citar a farinha de carne, cuja qualidade pode variar de acordo com o seu teor protéico. O problema da substituição na ração, de certos complementos protéicos por outros, deve ser determinado, não só pelo teor e qualidade de sua proteína mas também pelo seu preço relativo. Para que seja realmente conhecido o valor nutritivo de uma ração, é necessário fazer a sua análise química, pois as rações com os mesmos ingredientes, podem ter valores nutritivos deferentes e o criador, para ter sucesso, deve assegurar-se da composição e qualidade da ração que adquire. Portanto, embora o problema de preço seja importante, deve ser encarado em segundo lugar, após a qualidade da ração.

Sabor e frescura

Os alimentos frescos são mais saborosos e apetitosos do que os velhos, sendo comidos com mais avidez pelos caprinos. Portanto, as rações balanceadas devem ser fornecidas frescas, pois até mesmo nos comedouros, elas vão perdendo parte da sua vitamina A e envelhecendo, quando neles permanecem durante vários dias. Já as forragens verdes, tanto podem ser fornecidas após serem cortadas e colhidas ou após 24 horas, quando já murcham um pouco, perdendo a sua água, ou mesmo sob a forma de feno, ou ensilagem, desde que de boa qualidade e em boas condições.

Outro fator muito importante na ração é o seu sabor ou gosto, pois nada adianta uma ração ou forragem ser de boa qualidade se os animais dela não gostarem e não a comerem bem.

Volume

Determina a quantidade da ração ingerida pelos caprinos. Por essa razão, é de grande importância, pois deve haver uma certa proporção entre o volume da ração e o seu valor alimentício, para que os caprinos, ingerindo certa quantidade de alimento ingiram, através dele, os elementos nutritivos suficientes para suprir suas necessidades, tanto de manutenção quanto de produção. O melhor para o criador é adquirir rações somente de fabricantes idôneos e com um parecer favorável de um técnico ou médico veterinário.

O post Ração balanceada para caprinos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

130 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café