Ração balanceada para caprinos
A ração mais barata não é a que custa menos, mas a que produz maior rendimento em leite, carne, etc. É necessário, ainda, que seus ingredientes, não só sejam de boa qualidade mas que mantenham, entre si, uma determinada proporção, para que a ração fique bem equilibrada ou “balanceada”, principalmente em relação aos suplementos proteicos e vitamínicos.
Qualidade, em alimentos, se refere ao seu valor nutritivo, pois duas partidas do mesmo alimento podem ser de qualidades diferentes dando, por isso, resultados também diferentes. Como exemplo, podemos citar a farinha de carne, cuja qualidade pode variar de acordo com o seu teor protéico. O problema da substituição na ração, de certos complementos protéicos por outros, deve ser determinado, não só pelo teor e qualidade de sua proteína mas também pelo seu preço relativo. Para que seja realmente conhecido o valor nutritivo de uma ração, é necessário fazer a sua análise química, pois as rações com os mesmos ingredientes, podem ter valores nutritivos deferentes e o criador, para ter sucesso, deve assegurar-se da composição e qualidade da ração que adquire. Portanto, embora o problema de preço seja importante, deve ser encarado em segundo lugar, após a qualidade da ração.
Sabor e frescura
Outro fator muito importante na ração é o seu sabor ou gosto, pois nada adianta uma ração ou forragem ser de boa qualidade se os animais dela não gostarem e não a comerem bem.
Volume
O post Ração balanceada para caprinos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.