Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Rodeio – esporte de destaque no Brasil e no mundo

DESTAQUES, Rodeio - esporte de destaque no Brasil e no mundo 26 de outubro de 2018

Rodeio – esporte de destaque no Brasil e no mundo

O rodeio é uma atividade que tem suas origens nos Estados Unidos, em meados do século XVII. Começou mais como uma “brincadeira” dos habitantes dos estados do Centro-Oeste daquele país e tomou força no final do século XIX, com o desbravamento e crescimento do Oeste Americano.

No início do século XX, durante os anos 20, foi criado o rodeio como esporte competitivo, que passou a ser difundido em todas as partes dos Estados Unidos. O crescimento desse esporte foi anda maior com a criação da primeira entidade de rodeio dos Estados Unidos, a RAA (Rodeo Association of America), que foi fundada em 1929, em plena recessão mundial. Atualmente acontecem, todos os anos, mais de 800 eventos de rodeios nos Estados Unidos.

No Brasil os rodeios existem desde a primeira metade do século XX e obtiveram um grande crescimento em popularidade no final da década de 70, acentuando este crescimento nas décadas de 80 e 90. Atualmente, os rodeios no Brasil alcançaram projeção mundial e atraem grandes multidões aos estádios em todo o Brasil. O principal evento realizado no Brasil é a Festa do Peão de Barretos, que acontece anualmente na cidade de Barretos, interior do estado de São Paulo.

Com o crescimento do número de rodeios e do aumento do público nas provas, a profissionalização desta atividade no Brasil já proporcionou aos criadores e peões brasileiros grandes oportunidades em rodeios no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Os prêmios pagos aos peões e proprietários são cada vez maiores, com carros e somas em dinheiro que chegam a centenas de milhares de reais nos principais rodeios do Brasil. Nos Estados Unidos são comuns prêmios de mais de meio milhão de dólares.

Muitas são as provas realizadas em rodeios, provas estas que envolvem touros e cavalos. Todas as provas são avaliadas segundo as normas e regras estabelecidas pela Confederação Nacional de Rodeios e pelas Federações Estaduais. Como premissa básica, os animais não podem ser feridos sob nenhuma circunstância e, para isso, existem regulamentos bastante específicos.

Os peões devem obedecer às regras de vestimenta, que define que se use calça de couro abotoada, camisa de manga comprida, bota ou botina, esporas com pontas arredondadas (para não ferir os animais) e colete de proteção (obrigatório em provas com touros e opcional para nas demais provas).

Podemos citar, dentre as diversas provas realizadas nos rodeios, a prova de laço em dupla, na qual dois peões devem laçar a cabeça e as patas do boi no menor tempo possível e a prova de montaria cronometrada, na qual os peões devem permanecer montados ao touro ou ao cavalo por, no mínimo, 8 segundos, para obter avaliação e se manter na competição.

O post Rodeio – esporte de destaque no Brasil e no mundo apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

82 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café