Soja: região Sul terá diminuição das chuvas, enquanto Nordeste verá aumento

Segundo a meteorologia, no Sudeste brasileiro a condições para temporais ainda permanece neste dois primeiros dias da semana

Depois de um fim de semana bastante chuvoso, a região Sul já começa a ver o retorno do tempo seco. Nos primeiros dias de verão, o Rio Grande do Sul já terá tempo firme. Já no Sudeste as chuvas não dão trégua e seguem trazendo inclusive temporais para algumas áreas de soja. No Nordeste ainda não é aquela chuva generalizada que se esperava, mas os dois dias iniciais desta semana terá boas chuvas nas áreas de soja.

SUL

A região Sul ainda terá chuvas nesta segunda-feira, ou pelo menos parte dela. As instabilidades devem ficar restritas ao Paraná e Santa Catarina. A parte leste destes estados terá chuvas bastante manchadas. O Rio Grande do Sul terá dia seco.

 

Na terça-feira o tempo seco deverá afetar praticamente toda a região Sul. Somente o norte do Paraná pode ter algumas instabilidades de maneira manchada.

 

SUDESTE

Nesta segunda-feira as chuvas seguem espalhadas por toda a região Sudeste. Somente o extremo nordeste de Minas terá tempo seco. Os volumes, de maneira geral, não devem ser grandes.

 

Na terça-feira ainda chove do norte de Minas Gerais até o Sul de São Paulo. Há chance para temporais no leste de São Paulo e noroeste mineiro.

 

CENTRO-OESTE

Nesta segunda-feira, a chuva se espalha em forma de pancadas que atingem um ou outro município por boa parte do Centro-Oeste neste primeiro dia do verão. As pancadas vêm com trovoadas em meio a uma tarde de calor. Há também previsão de elevados volumes acumulados entre Goiás e o Distrito Federal, o que pode gerar transtornos localizados.

 

Na terça-feira, há previsão de chuva mais volumosa sobre o Centro-Oeste, desde Mato Grosso, passando pelo oeste e sul de Goiás e no leste de Mato Grosso do Sul. Em outras áreas da região, as pancadas vêm com acumulados mais modestos e de forma mais isolada. Mesmo com a chuva, a sensação ainda é de abafamento. Apenas em áreas de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai é que a condição para chuva é menor.

 

NORDESTE

A segunda-feira será de boas chuvas no oeste da Bahia, centro-sul do Piauí e leste do Maranhão. As regiões não comentadas seguem com tempo firme e seco.

 

Na terça-feira ainda deve chover no extremo oeste da Bahia, sudeste do Piauí e sul do Maranhão, esta última com chance para temporais.

 

NORTE

Nesta segunda-feira a nova estação inicia com tempo abafado e formação de nuvens carregadas nas áreas mais do centro e do sul da região Norte. Destaque para o Tocantins e o sul do Pará, que podem ter acumulados mais expressivos. A chuva acontece devido a instabilidades tropicais associadas ao calor e à umidade da Amazônia.

 

Na terça-feira as condições de tempo pouco mudam sobre a região Norte, que segue sob o domínio de instabilidades tropicais. As áreas com chuva mais pesada, trovoadas e volumes mais expressivos continuam concentradas em áreas mais ao sul. Desta vez, destaque para o sul do Amazonas e Rondônia, que pode ter chuva mais pesada.

 

site do café

O post Soja: região Sul terá diminuição das chuvas, enquanto Nordeste verá aumento apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

22 de dezembro de 2020 09:34

199 visualizações, 0 hoje