GUANANDI

 

Informações Adicionais

EstadoMinas Gerais (MG)
PaísBrasil

Descrição

Calophyllum Brasiliensis

 

O GUANANDI, pertence a família das guttiferae, é uma planta heliófita, desenvolve-se melhor em solos úmidos e até brejosos. Em plantios bem manejados e em solos com boas condições de fertilidade e disponibilidade hídricas, pode alcançar até 30m de altura e até 60cm de diametro. Produz madeira pesada, mas fácil de trabalhar, muito durável, quando exposta.

O Guanandi ocorre naturalmente em solos aluviais com drenagem deficiente, em locais úmidos, periodicamente inundáveis e brejosos e com textura arenosa a franca.

O GUANANDI, é  a primeira madeira de lei reconhecida no Brasil ( lei de 07 de janeiro de 1835), sua madeira é usada para fabricação de canoas;, mastro de navios, vigas, para construção civil, assoalhos, marcenaria e carpintaria. a  madeira de guanandi tem otima ceitação na indústria de barris para depósito de vinho ( Loureiro-1968 ).  A madeira ainda pouco utilizada no Brasil, em contraste com a sua popularidade em outros países, retém pregos  e parafusos com firmeza, e não apresenta grandes dificuldades com a colagem. A madeira do Guanandi é moderadamente densa ( 0,60 a 0,67 gramas por centimetro cúbico ). A madeira é considerada imputrescível dentro  da água. É uma árvore bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral.  Sua expectativa de corte para serraria é a partir de 18 anos.

OUTROS PRODUTOS EXTRAÍDOS DO GUANANDI:

GOMA RESINA – É exsudada pela casca. É amarela, espessa , aromática, de sabor acre a amargoso, com aplicações na Veterinária.

ÓLEO: Do fruto se extraí óleo industrial com 44% de pureza ( Boiteaux, 1947 )

ALIMENTAÇÃO ANIMAL : A forragem desta espécie apresenta 7% de proteina bruta e 6 a 12% de tanino( Leme et al., 1994 )

APICULTURA: As flores do guanandi são melíferas.

MEDICINAL: A casca e o latex do guanandi são usados na medicina popular e veterinária.

O chá das folhas e a infusão da casca do guanandi são muito empregados no tratamento de diabetes( Figueiredo, 1969 ).

O guanandi é indicado também como anti-séptico, em decoção para uso externo ( Brandão, 1991 ).

Em Mato Grosso , chás e banhos com a casca do caule são utilizados como antinflamatório e mesmo no tratamento de varizes e hemorroídas ( Pasa, et al., 2000 ).

PAISAGÍSTICO: Utilizada em arborização de praças ruas e avenidas em Países da América Central.

REFLORESTAMENTO PARA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL: Os frutos do guanandi são muito procurados pela fauna, seus principais dispersores, além de serem disseminados por hidrocoria ( levado pelas águas fluviais e pluviais ).

É indicado para reposição de mata ciliar, em locais sujeitos a inundações periódicas, de média a longa duração.

19 de abril de 2020 01:25

98527 dias, 10 horas

Listing ID 7025e9bd250b6e4c 559 visualizações, 0 hoje

Comentários