A Importância das Cooperativas Agropecuárias

Qualquer atividade agropecuária nada mais é do que uma atividade econômica onde o produtor planta, cria, produz e muitas vezes até industrializa, tendo como finalidade escoar seu produto e obter lucros com isso. Esse é o objetivo final do produtor rural obter lucro com a sua produção. Tendo isso em mente, todo o processo produtivo, administrativo e comercial precisa ser bem feito e bem planejado. Muitas vezes, um produtor não consegue atingir suas metas, simplesmente por não ter feito um planejamento eficiente e o maior erro ou “furo” no planejamento é não ter meios eficientes para escoar a produção. É aí que pode entrar a atuação das cooperativas agrícolas.

Quais são as funções das cooperativas agrícolas? No que elas podem auxiliar os produtores rurais? Originalmente, e por vocação principal, as cooperativas agrícolas servem para conseguir escoar, da melhor maneira possível, a produção agropecuária. Um produtor de leite, por exemplo, pode vender toda a sua produção para uma cooperativa de produtores de leite, sem ter que se preocupar em correr atrás de compradores e de bons preços para seus produtos. Os preços de compra praticados pelas cooperativas costumam ser razoáveis e justos, pois se isso não ocorre, os próprios cooperados vão querer saber as razões e corrigir possíveis injustiças.

Com o produto da produção de muitos produtores rurais, as cooperativas conseguem fazer grandes negócios, inclusive na área de exportação. São negócios que, individualmente, os cooperados nunca teriam condições de efetuar.

Além da parte comercial, a maioria das cooperativas mantém uma equipe de técnicos, veterinários e agrônomos para dar suporte aos produtores, garantindo maiores e melhores produções, o que é interesse tanto do cooperado quanto da cooperativa. Essa assessoria técnica é muito valiosa, principalmente, para quem está iniciando a sua produção. Se um proprietário rural pretende iniciar uma plantação ou criação, deve sempre procurar a cooperativa mais próxima, filiar-se e começar a usufruir das facilidades que esta lhe oferecer. As cooperativas também prestam serviços para o produtor, como o beneficiamento de café, pasteurização de leite, embalagem de produtos, etc.

Muitas vezes, os benefícios são indiretos, como acabar se relacionando com outros produtores e conseguir informações vitais para o empreendimento. É um lugar de referência, utilizado para contratação de mão de obra, fonte de informações e auxílio técnico, comercialização da produção e, ainda, onde se compra materiais e produtos agropecuários, pois a maioria das cooperativas dispõe de uma ou mais lojas para atender não só os cooperados mas como toda a comunidade local.

Existem cerca de 1000 cooperativas espalhadas por todo o país. Muitas delas, são cooperativas especializadas em um determinado tipo de produto. Por exemplo, cooperativa de produtores de cana ou de criadores de gado ou de produtores de café, etc. Se na mesma região, o produtor rural puder optar entre duas ou mais cooperativas, este deve verificar quais são as vantagens que cada uma oferece e se decidir pela melhor. Muitas vezes, é interessante fazer parte de mais de uma cooperativa, pois as vantagens podem ser complementares e, em certos casos, uma cooperativa pode estar praticando preços mas vantajosos. É apenas uma questão de analisar o que cada uma oferece.

site do café

O post A Importância das Cooperativas Agropecuárias apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

22 de janeiro de 2020 08:27

592 visualizações, 0 hoje