Empresas rurais

De um modo geral, as atividades agropecuárias são encaradas como algo de uma realidade totalmente diferente das atividades industriais, comerciais e de serviços, realizadas por outros setores da economia do país. Este é um grande erro de avaliação estratégica, cometido por muitos, inclusive por empresários do próprio setor rural.

Toda a atividade econômica, ou seja, toda empresa visa um só objetivo: o sustento e o aumento da riqueza dos proprietários. Nada deve ser feito sem que se lembre dessa diretriz básica e isso não é diferente para os empresários do setor rural.

Tendo em vista o objetivo primordial do empreendimento, o primeiro passo para se iniciar ou ampliar uma atividade agropecuária é uma clara definição de objetivos de trabalho, metas, previsão de faturamento, despesas, investimentos necessários e meios necessários para se alcançar as metas estipuladas. Para tal, como em qualquer empresa, é necessário se fazer um plano de trabalho, também chamado de business plan, que pode ser elaborado pelo próprio empresário e sua equipe administrativa ou, o que pode trazer melhores resultados, por uma empresa de consultoria que tenha uma boa experiência em planejamento estratégico rural.

O Business Plan será um “guia”, um “mapa” que deve ser seguido com muito cuidado, mas atento para possíveis mudanças no decorrer no tempo. Ele norteia todos os esforços que o empresário terá que fazer para alcançar as metas definidas. Trará um levantamento sobre necessidades de contratação ou demissão de funcionários, o perfil do pessoal mais indicado para trabalhar no empreendimento, tipo de maquinário mais adequado, necessidade de ampliação das terras ou, em alguns casos, de redução da área utilizada, distribuição da produção, etc.

Esta é a maneira pela qual todas as grandes empresas planejam e alcançam seus objetivos, o que pode e deve ser seguido por todas as empresas do setor rural, por fazendeiros e proprietários rurais, em geral. Isto pode acarretar em um investimento inicial de tempo e dinheiro mas que, certamente, trará grandes benefícios ao produtor rural.

site do café

O post Empresas rurais apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

31 de janeiro de 2020 00:27

369 visualizações, 0 hoje