O valor da terra

Existem no Brasil milhares de propriedades rurais, de vários tamanhos ou extensões, que não estão sendo propriamente aproveitadas. Não estamos nos referindo aos grandes latifúndios, onde isso também ocorre devido à prática de especulações ou por simples descaso. Estamos nos referindo às pequenas e médias propriedades rurais, nas quais seus donos nem sempre residem.

Há um grande número de pessoas que, pelos mais variados motivos, como uma herança, tornam-se proprietários rurais, mas não dão uma finalidade útil para suas terras. Muitas vezes, isso se dá por uma total falta de afinidade com o campo ou com a falsa premissa de que atividades agropecuárias não são lucrativas.

As atividades rurais podem ser das mais lucrativas e devem ser encaradas como uma atividade econômica com retorno e com características muito boas. As principais economias do mundo, mesmo tendo bases industriais, nunca deixaram de dar uma importância primordial às atividades agropecuárias. Os Estados Unidos, maior nação industrial do mundo, também é dono do título de maior produtor agropecuário do planeta. Como na indústria, o setor agropecuário se utiliza das mais modernas tecnologias, o que faz sua produtividade e lucratividade serem cada vez maiores.

No Brasil, apesar do setor movimentar bilhões de dólares todos os anos e ser responsável, direta ou indiretamente, por mais da metade do PIB, os já mencionados proprietários rurais não se dão conta do potencial de produção de suas terras e de que poderiam obter um faturamento muito alto.

Para que uma propriedade rural possa se tornar produtiva e lucrativa, seus donos devem, primeiramente, colher informações sobre o setor e fazer um levantamento das potencialidades de suas terras. É sempre importante a contratação ou a consulta a profissionais das áreas de veterinária, zootecnia ou agronomia, que são capacitados e podem, inclusive, preparar um projeto para a implantação do negócio. Tudo deve ser encarado da maneira mais profissional e técnica, para que sejam alcançados os objetivos da produção e o objetivo final de toda atividade econômica: os maiores lucros para seus proprietários.

O Brasil é um país onde, devido ao baixo custo e à grande disponibilidade de terras, ainda é possível se iniciar uma atividade agropecuária com custos relativamente baixos. Essa é uma grande vantagem em relação aos países desenvolvidos, onde o maior obstáculo para se iniciar uma atividade agropecuária é exatamente o alto custo das terras. Isso faz com que o nosso país tenha um potencial inigualável, não só pelo custo baixo mas pela alta qualidade de nossas terras e um clima altamente propício às atividades rurais.

site do café

O post O valor da terra apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

31 de janeiro de 2020 08:33

418 visualizações, 0 hoje