Trepadeiras – plantas que embelezam casas, sítios e fazendas

As trepadeiras são plantas muito apreciadas e cultivadas pela sua beleza, variedade de formas e de cores, resistência, perfumes que exalam e por sua capacidade de compor e embelezar os ambientes em que se encontram, sejam ao ar livre ou em ambientes internos.

Estas plantas devem ser plantadas em solos úmidos e apresentam, ainda, a vantagem de suas raízes serem superficiais, podendo, por esta razão, ser cultivadas em vasos ou em outros recipientes rasos, desde que bem largos, com uma camada de terra, relativamente fina. Mesmo nesses ambientes (vasos), elas produzem uma volumosa massa verde.

Como possuem um caule bastante longo, elas não podem se manter levantadas na vertical e por esse motivo, necessitam de apoios em outras plantas, em estacas, cercas, etc. Elas costumam, também, subir em árvores, atingindo até as mais altas copas, principalmente para receberem a luz solar diretamente. As trepadeiras necessitam de muita luminosidade para se desenvolverem bem.

Apesar de precisarem de muita luminosidade, precisam também de sombreamento, na sua parte inferior, podendo ser plantadas encostadas em muros. Em passagens e outros locais estreitos, elas se adaptam perfeitamente sendo, por isso, muito empregada nesses locais.

As trepadeiras também são bastante usadas como decorações e coberturas em cercas, muros, caramanchões e postes, inclusive como divisões, em diversos ambientes.

Existem algumas trepadeiras que possuem folhas caducas que, quando caem, formam um verdadeiro tapete sobre o solo. Algumas trepadeiras se agarram, fixando-se, mesmo em superfícies lisas. Outras necessitam de suportes especiais para se apoiarem, com fios, telas, etc. Além destas, existem as que crescem em superfícies mais ou menos lisas, que dispensam o uso de suportes ou outros cuidados especiais.

Entre as trepadeiras, podemos destacar as que seguem:
 
HERA (Hedera sp): existem cerca de 50 variedades de heras. Elas se caracterizam por possuírem por folhas apresentando o formato de estrelas de 5 pontas. Suas cores variam bastante, indo do verde até o amarelo, branco e cinza. Sua reprodução ou multiplicação é feita por estacas. Resistem bem às geadas e são utilizadas como cortinas, forrando paredes, etc.

GUACO (Mikania laevigata): É uma planta muito conhecida porque, adicionada ao mel e ao agrião, compõe um bom xarope contra a tosse e a bronquite. Sua plantações pode ser feita com o emprego de sementes ou de estacas. Suas folhas são muito bonitas, apresentando uma cor verde brilhante.

Site do Café

 

O post Trepadeiras – plantas que embelezam casas, sítios e fazendas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

24 de outubro de 2019 00:16

540 visualizações, 0 hoje