Além de decorar ambientes, as flores podem renovar o astral das pessoas e revitalizar a alegria dentro de casa. O período de quarentena pode ser uma oportunidade para experimentar o cultivo de plantas dos mais variados formatos, cores e cheiros.
Que tal começar um canteiro em sua residência ou criar um espaço colorido no apartamento?
Capuchinha
Além de possuir uma coloração exuberante, a capuchinha é comestível, agradando tanto os olhos quanto o paladar. Para decoração de ambientes ou para consumo nas refeições, a capuchinha tem cultivo simples, sem demandar muitos cuidados e com brotação e florescimento rápidos.
Violeta
Pequena, delicada e de muitas cores, a violeta é muito usada como ornamento. Em parapeitos de janelas, varandas, dentro de casa e outros ambientes, as flores de violeta são bem-vistas para decoração e são fáceis de cultivar. Elas não ocupam muito espaço e apresentam bom desenvolvimento também em vasos.
Camélia
Com pétalas dobradas ou simples, as flores da camélia são vigorosas e apresentam-se em diferentes tamanhos e em tons vibrantes nas cores rosa, branco, vermelho ou chamuscadas de branco e rosa. Uma vez estabelecida, a planta é muito resistente e demanda poucos cuidados com manutenção, sendo utilizada também de maneira ornamental.
Mil-folhas
As flores são brancas e pequenas, reunidas em grandes conjuntos nas pontas dos ramos. Dotada de propriedades medicinais, a planta pode ser cultivada em pequenos espaços.
Azaleia
Simples ou dobradas, pode ser cultivada em vasos, jardineiras e jardins. Branco, rosa, vermelho e tons mesclados são as principais cores da azaleia. Apesar de resistentes, a flor está sujeita a ataques de algumas pragas, que podem ser combatidas com inseticidas biodegradáveis e à base de água.
Onze-horas
Fácil de plantar e pouco exigente em cuidados durante o desenvolvimento, a onze-horas possui pétalas delicadas em várias cores vibrantes. É adequada para cultivo em pequenos espaços, vasos, jardineiras e canteiros, em que gosta muito do sol e tem florescimento o ano inteiro – diminuindo no inverno.
Mini Margaridas
Pequenas e delicadas, as margaridinhas se destacam pela graciosidade do porte reduzido dos botões e têm miolo amarelo cercado por pétalas de diversos tons. Semelhante aos exemplares convencionais, adaptam-se a qualquer clima e proliferam-se facilmente, mesmo em solos mais secos.
Begônia
Fácil de lidar para quem quer cultivá-la, ela cresce com vigor e fica vistosa em meio a outras plantas quando bem cuidada em jardins e canteiros de flores. Em parapeitos, cachepôs em cima de escrivaninhas, mesas de escritório ou centro de mesas em residências ou ainda como arranjos em jardineiras decorando salas e varandas, as begônias colorem e deixam o ambiente mais agradável.
Dália
De trato fácil, a dália é uma planta que se desenvolve com rapidez e tem vida longa. O porte combinado com a riqueza de tons faz a planta ser muito apreciada para preencher jardins de residências, chácaras, praças e parques. As pétalas são comestíveis, e as raízes podem ser cozidas para consumo como hortaliça ou para extração de extrato doce.
Cravo
A flor tradicional é opção de cultivo simples. Há cravos de colorações diversificadas, de uma mesma tonalidade ou mesclada, mas os exemplares brancos e os vermelhos são os mais procurados.
O post 10 flores fáceis de plantar para começar seu canteiro na quarentena apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.