Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Cavalo Puro Sangue Lusitano

Cavalo Puro Sangue Lusitano, DESTAQUES 26 de outubro de 2018

Cavalo Puro Sangue Lusitano

O cavalo Puro Sangue Lusitano é uma das raças cuja origem remonta às mais distantes datas. Também conhecido como cavalo Ibérico, esta raça manteve boa parte de suas características por quase 5000 anos. É considerado por muitos pesquisadores como a primeira raça de sela do mundo, tendo sido utilizada em combates pelos exércitos de Esparta e do Império Romano, entre outros.

Suas raízes mais fortes são oriundas da Península Ibérica, na Europa, sendo que os dois países da região, Portugal e Espanha, criam este cavalo seguindo diferentes padrões raciais. Desta forma temos, em Portugal, o cavalo Puro Sangue Lusitano e na Espanha, o cavalo Andaluz. A separação do histórico genealógico deste cavalo ocorreu em 1967, quando portugueses e espanhóis criaram suas associações específicas, adotando definitivamente os novos métodos de seleção e classificação.

O Puro Sangue Lusitano é um cavalo nobre, de “sangue quente” mas dócil, combatente, ágil e corajoso, sendo cada vez mais utilizado nas mais diferentes competições eqüestres. Sua gloriosa e vasta história só pode ser comparada à dos cavalos Puro Sangue Inglês e o Puro Sangue Árabe, que também são raças com milênios de história e que mantiveram seu padrão básico, coragem, resistência, agilidade, entre outras características.

Os cavalos da raça Puro Sangue Lusitano encontram no mercado brasileiro e internacional uma valorização muito grande, comparável a poucas raças. Isto ocorre por não haver uma grande produção deste animal em nenhum país. Esta é uma estratégia comum aos criadores e coordenada pelas associações de criadores que, desta forma, conseguem manter o alto valor de mercado desta raça.

Os países com o maior número de animais e reprodutores atualmente são Portugal, Brasil, sendo os Estados Unidos um dos maiores compradores de cavalos dessa raça, que encontra a maioria de seus interessados na costa Oeste, no Estado da Califórnia. Além desses países, existem plantéis expressivos no México, Canadá, França e Inglaterra, entre outros.

O post Cavalo Puro Sangue Lusitano apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

119 total de visualizações, 1 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café