Colheita das minhocas

Colheita das minhocas

Um manejo adequado é um dos fatores mais importantes para que seja obtida maior produtividade. A colheita das minhocas é uma das operações mais importantes em todo o processo da criação porque, mesmo depois das minhocas serem produzidas, pode haver uma quebra na sua produtividade, ou seja, um desperdício, às vezes grande, se a colheita não for bem feita, com os cuidados necessários ou manejo adequado.

Por esse motivo, devemos dividir os canteiros em seções para que, quando a colheita for feita em uma delas, os trabalhos não incomodem as minhocas das outras seções, permitindo que elas continuem mantendo o seu ritmo de vida normal e evitando que elas tenham estresse, o que prejudicaria a sua produtividade.

A subdivisão dos canteiros tem, portanto, a vantagem de possibilitar um “rodízio” entre as colheitas de cada seção, permitindo que as minhocas tenham um certo “descanso” para se alimentarem, crescerem e se reproduzirem, enquanto estão sendo realizados os diversos serviços, principalmente as colheitas em outros locais ou em outras divisões do canteiro.
A colheita das minhocas é, portanto, um dos fatores mais importantes na sua produtividade e na produção do minhocário e deve ser feita nos períodos mais frescos do dia, de preferência até as 10 horas da manhã ou depois das 16 ou 17 horas.
As minhocas adultas coletadas devem ser retiradas do seu canteiro e colocadas em um outro canteiro, cuja área deve ter, no mínimo, o dobro da superfície do canteiro inicial, pois o número de minhocas será de, pelo menos, o dobro do seu número inicial.
A cada 45 dias, poderemos duplicar as áreas dos canteiros, devido à grande prolificidade das minhocas.
As áreas em volta dos canteiros devem ser mantidas sempre limpas, evitando o acúmulo de detritos e de vegetação, pois isso atrai os inimigos das minhocas, facilita a sua existência e aumenta as suas possibilidades de atacar o canteiro.
Existem alguns métodos para que façamos uma colheita racional das minhocas, com eficiência e de maneira prática. Entre eles, temos os seguintes:
– colheita para pequenas criações;
 
– colheita com a mão;
 
– sacos de migração;
 
– colheita direta no canteiro;
 
– método da mesa;
 
– peneiras manuais;
 
– colheita mecanizada e
 
– peneiras motorizadas.

O post Colheita das minhocas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

13 de novembro de 2018 09:57

342 visualizações, 0 hoje