Como escolher e comprar um cavalo

Como escolher e comprar um cavalo

O aumento do interesse por cavalos e os esportes ligados a esse animal tem provocado um aquecimento no mercado de compra e venda de eqüinos. Desta forma, os novos “candidatos” a proprietários acabam em meio a uma situação a qual nunca antes vivenciaram: o momento da escolha e da compra do animal.

Comprar algo do qual não se conhece a fundo, seja qual for o produto ou animal, é sempre arriscado, pois se pode comprar “gato por lebre” ou, neste caso, “pangaré por cavalo de raça”. Em primeiro lugar, o comprador deve ter consciência exata do seu grau de conhecimento sobre cavalos e raças, para que não se arrependa depois. Não é vergonha assumir precisar de auxílio especializado para a operação de compras, pelo contrário, é a opção mais indicada na maioria dos casos, até mesmo para pessoas que já possuem um bom conhecimento sobre esses animais.

Por envolver muitos aspectos práticos, a análise do animal antes da decisão de compra, deve levar em conta muitos fatores, que podem ser divididos, basicamente, em dois grupos: os aspectos e desejos do cavaleiro ou amazona e as características e estado do cavalo.

Características e objetivos do comprador

Em primeiro lugar, ao comprar um cavalo, é preciso saber se este será utilizado para tração, montaria e que tipo de montaria. O objetivo do cavaleiro ou amazona pode ser a prática de cavalgadas, saltos, corrida de velocidade, jogo de Pólo, etc. Desta forma, o cavalo escolhido deverá ser escolhido por apresentar características mais favoráveis aos objetivos de seu dono.

Outro fator importante, relacionado diretamente ao futuro proprietário, são suas próprias características físicas, isto é, o porte do cavalo deverá ser apropriado ao porte físico do cavaleiro ou amazona. Por este motivo, não seria adequado, por exemplo, comprarmos um animal de grande altura para a prática de equitação de uma criança ou adolescente de estatura baixa.

Características e estado físico do cavalo

O exame clínico de um animal, antes de sua compra, deve ser feito, preferencialmente, por um Médico Veterinário, especialista em eqüinos, para evitarmos surpresas posteriores com possíveis doenças ou problemas físicos, por exemplo. Além dos aspectos relacionados às possíveis doenças, o profissional deverá avaliar as funções reprodutivas do animal.

É necessário levar em conta a idade do cavalo, comportamento (se é um animal arisco ou mais dócil), problemas de aprumos e possíveis conseqüências no andar do animal, além das características específicas da raça do animal.

Existem raças mais ou menos indicadas para determinadas atividades, pois há animais mais aptos a prática de corridas de velocidade, resistência às longas cavalgadas, saltos, prática do jogo de pólo e provas de agilidade, entre tantas atividades que podem ser praticadas com estes magníficos animais.

O post Como escolher e comprar um cavalo apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

23 de outubro de 2018 15:53

246 visualizações, 0 hoje