Como proteger o minhocário do ataque de formigas
No caso das formigas lava-pés, o seu combate fora do minhocário deve ser feito com a procura, localização e a destruição do seu formigueiro. Para liquidar um formigueiro de lava-pés, devemos revolver bem todo o formigueiro e jogar, sobre ele e no seu interior, com o auxílio de material apropriado, formicida. O formicida só poderá ser utilizado mediante a prescrição feita por um técnico autorizado, como um engenheiro agrônomo.
Quando as formigas estão dentro do canteiro
Mesmo que algumas minhocas possam morrer com o fogo, isso ainda compensará, pois maiores seriam os prejuízos que as formigas causariam. Quando houver um formigueiro de lava-pés, dentro do canteiro, ele deve ser retirado totalmente, com todas as suas formigas e levado para um local bem distante. Depois, devemos atacá-lo rapidamente com o formicida mais indicado, para evitar que as formigas se espalhem e fujam, já fora do controle do criador.
Para retirar o formigueiro do canteiro, a melhor maneira é com um balde virado de cabeça para baixo, sobre a área do formigueiro. Depois, com o auxílio de uma pá, retirar o balde com o formigueiro dentro.
Importante é não aplicar, nos canteiros, nenhum tipo de formicida ou veneno, pois eles são tóxicos e se mantém por muito tempo, contaminando a terra do local em que se encontra e, sendo muito sensíveis a eles, as minhocas não sobreviveriam.
No local em que se encontrava o formigueiro, pode ser colocado o pó ou a borra do café que fica no coador, depois de coado o café, pois isso não fará mal às minhocas, porque elas até o apreciam muito.
Outras alternativas no combate às formigas são:
O post Como proteger o minhocário do ataque de formigas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.