Como proteger o minhocário do ataque de formigas

Como proteger o minhocário do ataque de formigas

Quando formigas são encontradas nas proximidades do minhocário ou na sua vizinhança, podem ser combatidas com iscas especiais que, quando elas as encontram, as carregam para dentro dos seus formigueiros que são, dessa maneira, destruídos. Essas formigas procuram os canteiros para roubar alimentos destinados às minhocas, prejudicando-as assim, indiretamente ou diretamente quando as atacam, ferindo-as e as matando.


No caso das formigas lava-pés, o seu combate fora do minhocário deve ser feito com a procura, localização e a destruição do seu formigueiro. Para liquidar um formigueiro de lava-pés, devemos revolver bem todo o formigueiro e jogar, sobre ele e no seu interior, com o auxílio de material apropriado, formicida. O formicida só poderá ser utilizado mediante a prescrição feita por um técnico autorizado, como um engenheiro agrônomo.

Quando as formigas estão dentro do canteiro

Para acabar com as formigas que, por um descuido qualquer do criador, conseguiram penetrar no canteiro, o melhor é pegar um jornal mais ou menos enrolado, colocar fogo nele e ir passando aceso, bem rente à superfície da cama ou terra em que se encontram as formigas. Isso as matará sem prejudicar as minhocas que não ficam na superfície, penetrando na terra. Repetir essa operação, quantas vezes forem necessárias.

Mesmo que algumas minhocas possam morrer com o fogo, isso ainda compensará, pois maiores seriam os prejuízos que as formigas causariam. Quando houver um formigueiro de lava-pés, dentro do canteiro, ele deve ser retirado totalmente, com todas as suas formigas e levado para um local bem distante. Depois, devemos atacá-lo rapidamente com o formicida mais indicado, para evitar que as formigas se espalhem e fujam, já fora do controle do criador.

Para retirar o formigueiro do canteiro, a melhor maneira é com um balde virado de cabeça para baixo, sobre a área do formigueiro. Depois, com o auxílio de uma pá, retirar o balde com o formigueiro dentro.

Importante é não aplicar, nos canteiros, nenhum tipo de formicida ou veneno, pois eles são tóxicos e se mantém por muito tempo, contaminando a terra do local em que se encontra e, sendo muito sensíveis a eles, as minhocas não sobreviveriam.

No local em que se encontrava o formigueiro, pode ser colocado o pó ou a borra do café que fica no coador, depois de coado o café, pois isso não fará mal às minhocas, porque elas até o apreciam muito.

Outras alternativas no combate às formigas são:

– pintar as paredes e fundo dos canteiros com cal, quando eles ficam vazios;
– aplicar pó de carvão ao redor do local em que se encontram as minhocas, para evitar a aproximação das formigas.

O post Como proteger o minhocário do ataque de formigas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

13 de novembro de 2018 09:57

299 visualizações, 0 hoje