CONFIRA 6 DICAS PARA MELHORAR O SABOR DO SEU CAFÉ.

CONFIRA 6 DICAS PARA MELHORAR O SABOR DO SEU CAFÉ.

Há quem diga que para fazer um bom café não há nenhum segredo especial no preparo, mas se fosse assim, não existiriam aquelas situações constrangedoras nas quais mal conseguimos terminar de tomar uma pequena xícara, de tão intragável que está a bebida. Quantas vezes o cafezinho que a gente tanto ama não vira um vilão por conta do sabor ruim?

E o pior é estragar um café de qualidade por causa de erros básicos no processo de preparação do seu cafezinho. Que desperdício!

Saiba que existem algumas dicas e detalhes que podem melhorar o sabor do seu café, mesmo que você não seja um craque na arte de prepará-lo. O tipo de água e até mesmo a qualidade dos grãos pode influenciar no sabor da bebida, além disso, o equilíbrio entre a água e o pó é fundamental. Confira a seguir mais sugestões e informações para você fazer um café incrível até a última gota!

Prefira a água mineral ou filtrada

Nada de sair ligando a torneira e encher o bule para preparar seu café! A água sem filtrar, mesmo depois de submetida a altas temperaturas, pode apresentar resíduos sólidos, que de uma forma ou de outra, alteram o sabor da bebida. Segundo especialistas, o ideal é optar por água filtrada ou mineral. Melhor ainda se a máquina de café tiver um filtro interno!

Fique de olho na proporção

Outro detalhe muito importante é se atentar à proporção da água e do pó. O mais indicado é buscar o equilíbrio, para que a bebida não fique forte nem fraca demais. O ideal para preparar um café curto ou expresso normal é usar de 30 a 50 ml para 7 g de café. Já para o típico café caseiro, feito com filtro de papel, o recomendado é usar de cinco a seis colheres de sopa para um litro de água.

Não deixe a água ferver

Ao contrário do que muitos pensam, o café mais saboroso não é feito com água fervida. A água do preparo deve estar a aproximadamente 90 graus, do contrário, acontece uma perda de oxigênio que altera consideravelmente a acidez do café. Cumpre ressaltar que o ponto certo é a água em movimento, porém sem bolhas grandes e vapor forte.

Mantenha o pó de café na geladeira

Depois de aberto, o pó do café deve ser guardado na geladeira. A baixa temperatura tem o poder de preservar todos os aromas e sabores da bebida. O pó pode ser guardado em potes específicos ou na embalagem original, desde que devidamente fechado.

Não misture açúcar com a água

Você já deve ter ouvido que café bom é café puro. Na verdade, o açúcar e o adoçante mascaram o sabor e comprometem as propriedades da bebida. Se você não conseguir abrir mão de adoçar o café, faça isso depois de pronto. Quando o açúcar é colocado durante o preparo, ele muda o ponto da ebulição, vira xarope e consequentemente, altera o sabor do café.

Consuma o café na hora

O café saboroso é o café fresco. Nunca requente a bebida e procure consumi-la dentro de no máximo uma hora. Mesmo dentro da garrafa térmica, o sabor não é preservado, apesar dos nutrientes serem mantidos. 

O post CONFIRA 6 DICAS PARA MELHORAR O SABOR DO SEU CAFÉ. apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

1 de dezembro de 2018 14:11

220 visualizações, 0 hoje