Bem vinda, Visitante! [ Registrar-se | Entrar

Descorna em caprinos

Descorna em caprinos, DESTAQUES 9 de outubro de 2018

Descorna em caprinos

A descorna é uma operação destinada a evitar o nascimento ou o crescimento dos chifres nos animais novos ou a elimina-los nos de mais idade. Apresenta uma série de vantagens, entre as quais as seguintes:

– Os animais descornados ficam mais mansos e até medrosos, porque se sentem desprotegidos, sem as suas “armas”, fazendo com que diminuam as brigas. Por ficarem mais mansos, os animais acabam produzindo mais;

– Evita que uns firam os outros, desvalorizando os seus couros com furos ou cicatrizes, que adquiram infecções, abcessos ou bicheiras nos ferimentos. Além disso, evita que sofram traumatismos;

– Facilita e torna mais econômicos os transportes porque, no mesmo espaço, cabem mais animais descornados do que com chifres;

– O manejo do rebanho torna-se mais fácil, devido à maior docilidade dos animais descornados;

– Diminuem os casos de aborto porque quando as cabras em gestação levam chifradas, em geral, abortam;

– Reduz a incidência de mamites, pois os chifres dos cabritinhos podem causar mamites nas cabras.

Como fazer a descorna

É uma operação bastante simples, mas que requer alguns cuidados para evitar acidentes. Para realiza-la, temos os métodos a seguir:

Causticação ou químico: é empregado nos cabritinhos novos, nos primeiros dias de vida, 3 a 8 no máximo. Para isso, devemos:

1 – localizar os “botões” dos chifres e cortar todos os pêlos sobre eles e ao seu redor;

2 – colocar uma camada de vaselina ou graxa ou mesmo uma rodela de esparadrapo à sua volta, para evitar que o produto cáustico escorra e possa até cair sobre os olhos do cabritinho, cegando-o.

3 – esfregar um bastão de soda ou potassa cáusticas no lugar em que se encontra o botão do chifre e até à sua raiz e a pele à sua volta, para queima-los bem e evitar que o chifre cresça.

Ferro em brasa: Deve ser feito dos 3 a 8 dias de vida do animal. É mais rápido, dá menos trabalho e parece ser menos doloroso. Para usa-lo devemos:

1 – conter o cabritinho;

2 – cortar bem todos os pêlos em volta dos botões dos chifres;

3 – colocar um ferro em brasa ou um cauterizador bem em cima dos botões dos chifres e comprimi-lo, cauterizando-os até à raiz e a pele à sua volta.

Ablação ou retirada: Este método é empregado para animais que já possuam os chifres mais ou menos desenvolvidos. É indicada, em geral, em casos de acidentes ou de necessidade como, por exemplo, para acalmar o animal quando é muito briguento. Para isso, serramos a base do chifre, bem rente, com uma serra ou um serrote. Como geralmente sai muito sangue, devemos cauterizar o local, fazendo cessar a hemorragia. Depois, basta usar uma pomada ou spray desinfetante e cicatrizante, para evitar infecções no local.

O post Descorna em caprinos apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

Sem tags

228 total de visualizações, 2 hoje

  

Links patrocinados

Site do Café