Inimigos das minhocas e seu combate

Inimigos das minhocas e seu combate

Como todos os outros animais, também as minhocas têm seus inimigos naturais. As minhocas, quando livres na natureza possuem vários inimigos como sanguessugas, centopéias, toupeiras, formigas, principalmente a lava-pés, diversos insetos, pássaros como os sabiás, pássaro preto ou vira-bosta e outros, principalmente quando estão com filhotes, gaviões, ratos, sapos, rãs, cobras, etc.

Quando em cativeiro, nos minhocários, no entanto, devem ser protegidas desses seus inimigos. Para isso, devemos fazer os lados dos canteiros de blocos de cimento ou, por exemplo, cobrimos os canteiros com telas de náilon, mantemos o minhocário sempre limpo para evitar a entrada de predadores, etc.

Para combater os ratos, devemos espalhar iscas envenenadas, colocar produtos como racumim, pireto, rotenona, ou qualquer outro que seja eficaz no combate aos ratos.

As formigas são insetos que devem ser combatidos com iscas que as levem para dentro do formigueiro, aniquilando-o em seguida. As formigas procuram os canteiros para roubar alimentos destinados às minhocas, prejudicando-as indiretamente.

Pelo que foi exposto, chegamos à conclusão de que o melhor é evitar o ataque dos inimigos das minhocas. Por este motivo o seu combate é da maior importância, pois dele pode depender o sucesso ou fracasso de uma criação. Naturalmente, os métodos a serem adotados dependem das circunstâncias e dos predadores a serem combatidos ou evitados.

O ataque desses predadores pode vir pela superfície da terra (sapos, rãs, etc.), por baixo dela, pelo ar (corujas, gaviões, pássaros, etc.) ou pela água, inclusive quando contém ovos ou larvas de outros animais.

O post Inimigos das minhocas e seu combate apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

14 de novembro de 2018 08:42

190 visualizações, 0 hoje