Percheron – importante raça de cavalo para tração

Percheron – importante raça de cavalo para tração

O cavalo da raça Percheron é oriundo da França, de uma região chamada La Perche. Nesta região encontramos belas colinas, um solo muito fértil e vales, com pastagens naturais de ótima qualidade. Este é o berço da raça Percheron, uma das mais famosas e difundidas raças de cavalos utilizados para a tração.

Nesta região, muitas raças foram sendo cruzadas, desde tempos pré-históricos, até que se chegasse à atual raça Percheron. No século XVIII foram introduzidos reprodutores orientais. Podemos citar, também, os importantes cruzamentos com animais das raças Belga e Shire. Depois, foi introduzido sangue árabe à esta raça que, após muitas gerações de cruzamentos, consolidou a raça Percheron, com é conhecida atualmente.

É um animal muito forte, pesado, mas com uma elegância inconfundível. Sua capacidade de tração é muito grande podendo, uma parelha de Percheron, transportar facilmente uma carga de 1200 a 1500kg. Sua altura pode variar de 1,58m à 1,72m, sendo a média entre 1,64 e 1,67m. O peso de um cavalo Percheron varia entre 900 e 1000kg, ou seja, um animal pesado, apesar de ter um corpo relativamente pequeno para o seu peso normal.

A pelagem desta raça pode ser preta, alazã ou tordilha, sendo a preta a mais comum. Para um cavalo do seu porte e peso, o andar do Percheron é considerado leve, ágil e gracioso. Por se tratar de uma raça de tração, o seu forte é a força e não a velocidade, desta forma, sua musculatura é muito poderosa e dilatada, um verdadeiro “halterofilista”. É um animal com boa longevidade, se compararmos com outras raças de tração. Pode viver até os 30 anos e reproduzir-se até os 23 ou 24.

Existem duas variedades de cavalos Percheron: o Trait Percheron ou Percheron de tiro pesado e o Percheron Postier. O Trait Percheron é maior, atingindo o máximo da altura dessa raça e com peso variando entre 900 e 1000kg, no caso dos machos. Já a variedade Percheron Postier atinge 700kg, em média, e uma altura média de 1,60. Ambas as variedades apresentam as mesmas características morfológicas e de pelagem.

Atualmente é a raça de tração mais conhecida no mundo, pois está espalhada por todos os continentes, principalmente Europa e Américas. Nos Estados Unidos, a raça é bastante difundida, sendo criada desde meados do século XIX.

No Brasil, esta raça foi introduzida na segunda década do século XX e somente na década de trinta a sua criação tornou-se nacionalmente reconhecida. Atualmente, existem poucos criadores dessa raça no País, sendo que as criações são concentradas principalmente no Rio Grande do Sul, apesar de encontrarmos criadores em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O post Percheron – importante raça de cavalo para tração apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

18 de outubro de 2018 15:56

211 visualizações, 0 hoje