Produção e desenvolvimento de minhocas

Produção e desenvolvimento de minhocas

Com 30 dias de idade, as minhocas já podem se reproduzir, estando aptas para a procriação. No entanto, elas só são consideradas adultas com 6 (seis) meses de idade. A minhoca doméstica, ou seja, a que vive em cativeiro, no minhocário, continua a crescer mesmo depois de atingir a maturidade sexual, o que ocorre, como já mencionamos, quando estão com mais ou menos 6 meses de idade, ou seja, antes de atingir o seu desenvolvimento máximo.

A minhoca vermelha da Califórnia atinge, normalmente, de 7,5 a 9cm mas, com uma boa alimentação, pode atingir 10cm ou mais, de comprimento.

Produção de minhocas

Em um canteiro medindo 2m de comprimento, 1m de largura e 0,30m de altura, podemos estimar uma produção média de 5kg de minhocas, por mês, embora essa produção possa variar para menos ou para mais, atingindo, por mês, de 6 a 8kg, de acordo com a experiência do criador, o manejo, a alimentação, as instalações e o número de minhocas nele colocadas.

A produtividade de um canteiro pode ser prejudicada e às vezes diminui muito, devido aos seguintes fatores:

– Fugas, principalmente das minhocas adultas, justamente as maiores, o que ocorre, com mais freqüência, à noite, quando chove;

– Falta de alimentos;

– Superpopulação;

– Cama do canteiro muito molhada ou encharcada;

– Inundação das galerias em que vivem as minhocas, principalmente pelas águas das chuvas.

Número de filhotes por minhocas

Em 1 ano, em condições favoráveis, as minhocas podem botar, em média, 50 a 60 cápsulas, cada uma das quais com 10 a 15 ovos e que, no total, podem produzir, em média, cerca de 200 filhotes.

Levando em consideração que 3 a 4 meses depois de nascerem, as novas minhoquinhas, filhas das primeiras minhocas colocadas nos canteiros e, depois, também as suas filhas, podem entrar em reprodução, em um ano, teremos as filhas e as netas das primeiras minhocas do canteiro em reprodução podendo, por isso, ser aceito que uma só minhoca tenha de 1.000 a 1.500 descendentes, no período de 1 ano.

O post Produção e desenvolvimento de minhocas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

12 de novembro de 2018 13:34

224 visualizações, 0 hoje