Pudim de amêndoas
Ingredientes
- 250 gramas de amêndoas com casca passadas no processador ou liquidificador
- 400 gramas de açúcar
- 12 gemas
- 4 colheres (sopa) de cappuccino dissolvidas em 2 copos de leite
- 1 colher (chá) de baunilha
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- ½ cálice de rum ou cachaça de ótima qualidade
Calda:
- 2 ½ xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
Modo de Preparo
Se você optou em usar o processador, comece batendo as gemas com o açúcar numa batedeira. Quando estiverem quase brancas, adicione o resto dos ingredientes.
Caso tenha escolhido usar o liquidificador, adicionar o resto dos ingredientes (gemas, leite com cappuccino, baunilha amido de milho e o rum) e continue batendo bem.
Para a calda, misture bem o açúcar com a água e leve ao fogo baixo até ficar com cor de guaraná. Unte a forma com furo no meio com a calda e coloque a massa do pudim. Cubra com papel alumínio e asse em banho-maria no forno ou fogão.
Dicas:
1 – Coloque as amêndoas no forno ou numa frigideira durante 2 minutos para secar um pouco o óleo. Fica mais fácil de moer.
2 – Evite colocar qualquer tipo de objeto na panela depois que a calda for para o fogo. Objetos como utensílios para mexer precipitam o processo de cristalização, ou seja, ela endurece. Caso precise mexer a calda, balance a panela delicadamente.
3 – Caso não tenha um processador, bata no liquidificador junto com o açúcar. Isso facilita a moagem.
O post Pudim de amêndoas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.