Regiões e locais mais indicados para a criação de minhocas

Regiões e locais mais indicados para a criação de minhocas

Quando vamos implantar um minhocário devemos pensar, em primeiro lugar, em que região pretendemos ou podemos fazê-lo, para depois pensarmos no imóvel em que ele deverá ser construído pois existem condições relacionadas à região, ao imóvel e outras, ainda, que se referem a ambos e que devem ser levadas em consideração. Assim sendo, vamos examinar algumas delas, para que possamos ter melhores perspectivas de sucesso com este empreendimento.

Clima

 
As condições climáticas ou o clima da região constituem um dos mais importantes fatores para o desenvolvimento de um minhocário. As minhocas podem ser criadas, praticamente, em todas as regiões tropicais, temperadas ou frias, desde que lhes sejam proporcionadas instalações adequadas aos diversos climas, protegendo-as, principalmente, das condições climáticas extremas.
Temperatura
 
Não só a temperatura ambiente mas, principalmente, a temperatura interna do canteiro são da máxima importância em uma criação de minhocas, pois tanto o calor quanto o frio excessivos lhes são muito prejudiciais, como também o são as mudanças bruscas. As temperaturas mais indicadas para a criação de minhocas são as de 16 a 22ºC. Uma temperatura de 15ºC já é considerada bastante baixa, em um minhocário.
Poluição
 
Não devemos instalar um minhocário em regiões ou locais nos quais a terra, a água ou o ar estejam poluídos, principalmente quando muito elevados se apresentam os índices de poluição, pois ela pode ser muito prejudicial e até mesmo mortal para as minhocas.
Perigo de contaminação ou de poluição
 
Não devemos, também, implantar um minhocário em imóveis próximos a possíveis fontes de poluição como fábricas, principalmente de produtos químicos, plantações que sejam pulverizadas com agrotóxicos, locais próximos a descargas de vinhoto, etc., porque, embora não estejam poluídos, o risco potencial é muito grande o que poderá não só prejudicar a criação mas também inviabilizá-la, principalmente pela morte das minhocas.
Regime pluviométrico, umidade relativa do ar e umidade da terra
 
As minhocas necessitam que o seu ambiente, ou seja, a terra, apresente uma certa umidade, sem a qual não podem viver. Desta forma, a umidade relativa do ar, para as minhocas. Deve ficar entre 70 e 85%. Assim sendo, regiões úmidas, com um regime pluviométrico (quantidade de chuvas) de chuvas regulares e em boa quantidade, são as mais indicadas. Entretanto, podemos criar minhocas em regiões secas, desde que tenhamos a disponibilidade de água para regarmos os canteiros, sempre que necessário.
Ventos
 
Podem influir na criação de minhocas, principalmente porque, quando muito fortes ou frios, podem provocar mudanças bruscas nas condições atmosféricas, o que é muito prejudicial às minhocas.

O post Regiões e locais mais indicados para a criação de minhocas apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

12 de novembro de 2018 13:32

212 visualizações, 0 hoje