Saiba como cuidar corretamente de um bezerro órfão

Cuidados especiais com o bezerro órfão

Prepare um lugar

Abrigue o bezerro em um lugar confortável, limpo, sem umidade. Para evitar doenças respiratórias é preciso que ele esteja em um local protegido e bem ventilado. Protegê-lo do frio e calor em excesso também é essêncial.

Trate da higiene do bezerro órfão

Geralmente a própria vaca faz esse papel. A mãe lambe o filhote para que ele fique limpo. Com um pano seco e limpo, passe nas narinas e na boca do bezerro para que ele possa respirar melhor.

Cuide do umbigo

O bezerro recém nascido pode ter várias complicações por causa de um umbigo mal cuidado, como infecções por exemplo, ainda mais sem a mãe por perto. Por isso se atente para os cuidados que nós já passamos clicando aqui: Infecção de umbigo em bezerro recém nascido

Você pode realizar a limpeza usando o Umbicura, ideal para a assepsia e cicatrização bezerro órfão.

Amamente o bezerro

O colostro, que é o primeiro leite da vaca pós-parto, é indispensável para o bezerro, por conter elementos importantes para o seu desenvolvimento. O ideal é alimentar o bezerro com esse leite nas primeiras 12 horas depois de seu nascimento.

Depois das primeiras horas, ou se não for possível realizar a amamentação com o colostro, o bezerro poderá tomar o leite normal da vaca. Utilize a mamadeira para amamentar o bezerro órfão a cada três horas. O filhote deve tomar uma quantidade de em média 10% do seu peso. Se optar por usar um substituto de leite, atente-se para a porcentagem de gordura e proteína, que devem se assemelhar ao leite natural.

 

Desmamando

Passado os primeiros dias você pode ir substituindo o leite por água. Vá trocando aos poucos, comece dando a água na própria mamadeira, até que o bezerro órfão se acostume. Durante esse processo, você já pode incluir na alimentação do animal a ração e o feno, assim mantém a sua nutrição equilibrada. Ofereça a ração até que ele se acostume e esteja comendo cerca de um quilo por dia, e então desmame completamente.

Suplementação

A falta da mãe pode afetar o bezerro em inúmeros fatores. Ele pode ficar estressado, ter dificuldades para se alimentar, e eventualmente pode acabar ficando abaixo do peso ideal e sem os nutrientes necessários para que ele se desenvolva bem. Por isso, antes da desmama, você pode começar a promover o ganho de peso através da suplementação.

Procure um veterinário para informá-lo sobre a suplementação correta e necessária para o seu caso.

Os cuidados com o bezerro órfão devem ser redobrados, pois ele não tem a mãe para protegê-lo. Mantenha-o com a alimentação e vacinação em dia, cuide para que ele tenha um bom relacionamento com os outros animais do rebanho e logo seu pequeno recém nascido se tornará um animal grande e forte.

site do café

O post Saiba como cuidar corretamente de um bezerro órfão apareceu primeiro em Celeiro do Brasil.

28 de dezembro de 2019 09:06

532 visualizações, 0 hoje